Com a concorrência cada vez mais acirrada em vendas pela internet, varejistas catarinenses reforçam tanto lojas virtuais quanto físicas e também dão maior atenção ao turista. É assim que estão trabalhando as redes Koerich, Havan e Berlanda. 

Continua depois da publicidade

Com maior atuação em eletros e móveis, as Lojas Koerich fizeram investimento especial na ampliação da frota de caminhões para acelerar as entregas. Compras feitas até este sábado, dia 22, são entregues antes do Natal. Para o presidente da companhia, Antonio Koerich, o prazo de entrega é um motivo para decisão de compra, por isso a empresa se empenhou nesse diferencial. 

Outra aposta na Koerich para o verão é em produtos para refrigeração de ambientes, incluindo desde ventiladores até ar condicionado. A empresa vê no calor atípico deste início de verão uma oportunidade para ampliar as vendas entre 30% a 40% desses produtos frente ao mesmo período do verão anterior. A empresa tem investindo tanto em novas lojas físicas, quanto no e-commerce.  

A rede Havan, embora se destaque no segmento de moda, é no de eletros que acelera mais o crescimento da receita. Segundo o presidente da empresa, Luciano Hang, os eletros tiveram crescimento de 65% nas vendas este ano frente ao ano passado e alcançaram receita de R$ 2 bilhões.  Para o ano que vem, a Havan projeta investir R$ 500 milhões na abertura de 20 novas lojas no país e ampliação do centro de distribuição de Barra Velha. A projeção é de que serão abertos 5 mil novos postos de trabalho em função desses projetos. 

Para este verão, uma das apostas da Havan em SC é na expansão de vendas para os turistas. Na temporada passada, visitantes brasileiros e estrangeiros (especialmente Argentina e Uruguai) garantiram crescimento de 40% das vendas frente a meses fora do período de férias.  

Continua depois da publicidade

Com presença mais forte no Meio Oeste catarinense, a rede Berlanda, que atua principalmente com eletros e móveis, foca mais lojas físicas. Conta com 191 unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A última foi inaugurada no município de Salto Veloso mês passado. Este ano, inaugurou também lojas em Urubici, Biguaçu e Capivari de Baixo. Um diferencial da rede é a presença em diversos municípios de médio porte do Estado, facilitando a vida dos consumidores locais. O presidente  Nilso Berlanda observa que além das lojas, a companhia tem três fábricas para fornecimento próprio, a Estofados Catarina, a Colchões Berflex e a Móveis Curitibanos.