Grandes terrenos em áreas nobres de municípios catarinenses, adquiridos nos anos de 1970 para abrigar distritos industriais, são propriedades do governo estadual por meio da Companhia Distritos Industriais de Santa Catarina, a Codisc. Sem dar continuidade a esses projetos, o executivo estadual iniciou processo de liquidação da empresa em 1989, que só está sendo finalizado agora, mais de 32 anos depois.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Uma ação conjunta das secretarias de Estado da Fazenda e Administração permitiu viabilizar assinaturas de escrituras públicas. Essas transferências envolvem terrenos em São José, Itajaí, Imbituba, Porto União e Videira.
De acordo com a auditora estadual de Finanças Públicas, Rosilene Eller, que foi nomeada liquidante da Codisc, a demora ocorreu porque muitos imóveis estavam com diversos entraves. Entre os problemas havia invasões e processos de usocapiões.
Segundo ela, foi possível acelerar a liquidação da Codisc porque o Tribunal de Contas do Estado determinou que o governo receba os imóveis como estão. Os impasses serão resolvidos pelo próprio Estado.
Continua depois da publicidade
– A Codisc registra prejuízos recorrentes ao Governo do Estado, que incluem os gastos necessários para a sua manutenção e ao processo de liquidação. Além dos imóveis há outros ativos e passivos pertencentes à companhia, porém não serão entraves à liquidação”, revelou Rosilene Eller.´
Apesar desse novo esforço acelerado para fechar a empresa, mesmo assim não será possível no primeiro semestre deste ano. O atraso será em função de prazos de ações de entes municipais onde ficam localizados os imóveis da Codisc.