Como atrair, formar e reter os melhores talentos para as empresas e instituições? Um grande evento no Brasil que gera conhecimento para esses desafios, o Concarh, realizado quinta e sexta-feira em Florianópolis, superou expectativas ao atrair mais de 4 mil participantes na edição 2024. Animada com isso, a organização planeja evento com o dobro de público na edição 2025 e transformar a cidade na capital nacional da gestão de pessoas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Realizado pela seccional de Santa Catarina da Associação Brasileira de Recursos Humanos, a ABRH-SC, o Congresso Catarinense de Recursos Humanos, que passou a ser conhecido mais como Concarh, acontece anualmente no Centrosul, em Florianópolis e, a cada ano tem ganhado força regional e nacional.
Na edição deste ano, superou expectativas ao atrair mais de 4 mil pessoas, teve 100 palestras e movimentou cerca de R$ 20 milhões na economia local. A grandiosidade do evento este ano motivou o presidente da ABRH-SC, Édiomar Bertoldi, e demais líderes da entidade a se desafiar em fazer um evento o dobro maior, tornando Florianópolis a referência nesse conhecimento tão necessário aos também chamados ‘heads” de recursos humanos.
Veja mais fotos do Concarh 2024, no Centrosul, em Florianópolis:
Continua depois da publicidade
– O Concarh se consolida como um evento que não pode faltar no calendário anual de quem quer estar na vanguarda das grandes discussões do setor e já traz público suficiente para impactar positivamente a economia de Florianópolis – afirmou Édiomar Bertoldi.
A atração de nomes fortes para abordar o tema, como o diretor executivo da Accenture de Singapura, Gastòn Carriòn, e da executiva do Bando de Fomento de Angola, Gladys Diniz, atraíram público de todo o Brasil. Além da temática específica, o Concarh proporcionou cultura, com palestras dos atores Denise Fraga, na abertura, e Miguel Falabella, no encerramento.
Numa fase em que em função das tecnologias digitais muitas pessoas dizem ter que trabalhar quase todos os dias da semana e ir além da jornada normal, o Concarh ousou em abordar o tema “Felicidade no Trabalho” e até semana de quatro dias.
Continua depois da publicidade
Palestrante do evento, Tiago Alves, CEO da Brasil@Regus & Spaces e autor do livro Nem Home, Nem Office, destacou que o Concarh aborda temas que estão nas mesas dos CEOs e grandes líderes empresariais não só do Brasil, mas também da Europa. Entre os assuntos globais, segundo ele, estão a semana de quatro dias, novos modelos de trabalho e mensuração de produtividade.
Além do congresso, a feira de negócios para a área de RH também ajudou a movimentar o Centrosul. A Expocarh contou, nesta edição, com 68 empresas expositoras.
Como é um evento sobre talentos humanos, o Concarh dá atenção especial a ESG. Na edição deste ano, 50 organizações sociais foram contempladas com ingresso social no evento. O congresso teve 100% de acessibilidade e todas as palestras tiveram intérprete de libras. Além disso, a ABRH-SC urbanizou praça no Morro do Mocotó, em Florianópolis, com recursos da reciclagem do evento de 2023.
Segundo o coordenador do evento e vice-presidente da ABRH-SC, Diego Martins, uma das iniciativas da organização da edição 2024 foi um letramento do staff do evento e dos expositores voltado à inclusão LGBTQIA+, racial e para pessoas com deficiências. O objetivo foi contribuir para a educação de inclusão e acolhimento.
Continua depois da publicidade
Com a decisão de dobrar o Concarh de tamanho, a ABRH-SC já lançou a edição 2025 do evento, iniciou a venda de ingressos e também a reserva de estandes para a Expocarh.
Leia também
Governo de SC oferece 28 bolsas de R$ 5,5 mil a profissionais da área ambiental
Entidades de SC estão apreensivas com a reforma tributária
Com impacto do agro, exportações de SC recuam 5,5% até junho
Construtora lança empreendimento gigante perto do Beto Carrero World
“Temos o sonho de transformar SC em polo de inovação global”, diz presidente da Acate