Com planos para crescer no Brasil no curto, médio e longo prazo, a DP World, grupo de Dubai que é uma das maiores operadoras logística do mundo, vê oportunidades para expandir atividades no mercado de Santa Catarina. A empresa acaba de abrir um escritório de gerenciamento de cargas em Itajaí e se prepara para participar do leilão de concessão do Porto de Itajaí previsto para 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nesta terça-feira, o CEO da DP World Brasil, Fabio Siccherino, acompanhado do gerente comercial sênior da empresa Rodrigo Gomes e da gerente sênior de Relações Institucionais, Luciana Guerise, teve uma reunião com o governador Jorginho Mello e integrantes da equipe econômica do governo de Santa Catarina.

Na pauta, a abertura do novo escritório da multinacional em SC e o reforço da informação de que a DP Wolrd tem interesse em ser a operadora do Porto de Itajaí, por isso vai participar do leilão, que deve prever concessão por 35 anos. Hoje, a JBS detém concessão temporária do terminal. Na missão que liderou para os Emirados Árabes no começo deste ano, o governador Jorginho Mello teve reuniões em Dubai com outros executivos da DP World, quando eles também manifestaram interesse no Porto de Itajaí.

De acordo com Fabio Siccherino, uma das preocupações é como o governo federal vai propor o leilão. Se incluirá a dragagem do canal para os portos de Itajaí e Navegantes junto ou se fará somente a concessão do porto. A empresa gostaria que fosse somente a concessão portuária porque a DP World não atua com dragagem.

Continua depois da publicidade

O executivo vê grande potencial para a empresa atuar em Santa Catarina no longo prazo, em especial pelo perfil exportador da economia estadual, principalmente no agronegócio.  

– O que nos trouxe, inicialmente, para Santa Catarina, dentro da estratégia global da empresa, é oferecer serviço porta-a-porta por meio de um escritório que oferece toda uma infraestrutura necessária para operações internacionais. Nós já temos um escritório em São Paulo, em Santos, e agora montamos em Itajaí. Temos planos para mais alguns escritórios no ano que vem. O escritório de Itajaí já está operacional – destacou o CEO da DP World.

As operações do novo escritório de Itajaí contam com a infraestrutura global da companhia para o gerenciamento (freight forwarding) e movimentação de cargas. Oferece frete marítimo por FCL (full container load) e LCL (less container load), frete aéreo, transporte doméstico rodoviário de contêiner, seguro internacional e desembaraço alfandegário.

Conforme Fabio Siccherino, a DP World é uma empresa do governo de Dubai que está presente em mais de 70 países e tem 82 terminais portuários. Em Dubai, tem o porto Jebel Ali, que tem capacidade para movimentar 20 milhões de TUs (contêineres de 20 pés por ano). Além disso, tem uma zona franca anexa com mais de 10 mil empresas, que oferece uma série de serviços e parcerias.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a empresa opera desde 2013. Tem terminal próprio no Complexo Portuário de Santos que movimenta, atualmente, uma média de 1,3 milhão de TUs por ano, sendo 5 milhões de toneladas de celulose. A empresa firmou com a Suzano uma parceria para logística de longo prazo, para 25 anos.

– E recentemente assinamos um contrato com a Rumo, empresa de ferrovias, para construção de um terminal de grãos e fertilizantes em Santos. O projeto prevê exportar 9 milhões de toneladas de grãos, soja e milho. E vai importar 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. É um terminal que está quase no final de licenciamento. A expectativa é que a obra comece início do ano que vem e que em 2027 esteja operacional – destacou o CEO da DP World Brasil.

Leia também

Multinacional de SC é uma das primeiras do mundo a atingir meta de carbono neutro

FOTOS: Seis destinos de SC recebem prêmio internacional de turismo sustentável

Veja quais são as 20 maiores empresas de SC no ranking 500 Maiores do Sul

Udesc comemora 60 anos da Esag com livro, filme, mesa-redonda e celebração

Empresa manezinha de tecnologia expande e quer investir R$ 50 milhões em cinco anos

Ícone da publicidade mundial, Washington Olivetto inspirou matéria premiada da NSC

Oktoberfest e show de Paul McCartney aumentam número de voos para SC