Uma as reuniões sobre tecnologia realizadas em Florianópolis nesta quarta-feira, dia que antecedeu o Startup Summit, foi a de líderes do Tech Road, movimento que reúne cinco cidades da Região Sul para fortalecer o ecossistema de inovação. O grupo decidiu que esta será uma política de Estado e também discutiu modelo de gestão, informa o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Tech Road consiste numa “rodovia” de tecnologia integrada pelas cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul. O movimento foi lançado no South Summit Brasil, em Porto Alegre, em maio deste ano, com o objetivo de atrair mais investimentos de fora e ampliar as conexões entre empresas do setor.
Os líderes do movimento, que são os secretários de desenvolvimento ou de tecnologia desses municípios, terão mais reuniões em Florianópolis, durante o Startup Summit.
– Uma das coisas que a gente definiu é que o Tech Road é uma política de Estado. Não é uma política de governo. Portanto, a gente (prefeituras) quer começar o processo, mas aos poucos, a intenção é migrar a gestão para o próprio ecossistema de inovação, até para não ficar personalizado em quem iniciou o processo – explica Juliano Pires.
Continua depois da publicidade
As próximas reuniões, segundo ele, vão tratar sobre governança e gestão. Nessa fase, os secretários vão ouvir lideranças de entidades e empresas do setor de tecnologia e inovação.
Uma das promotoras do Floripa Conecta, a prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento, participa do Startup Summit com um estande onde destacará o Floripa Conecta, o Tech Road e o Floripa Mais Tec.
Segundo Juliano Pires, o Floripa Mais Tec é um novo programa que será lançado em parceria com a Fiesc/Senai, Sebrae e Acate, com o objetivo de formar profissionais para o setor de tecnologia e inovação.