Com o propósito de formar desenvolvedores ao setor de tecnologia para ajudar a suprir a falta desses profissionais no mercado, a Americanas S.A. lançou nesta quinta-feira um programa de capacitação gratuita que inclui Santa Catarina entre os cinco estados contemplados. Podem se inscrever para o Americanas Futuro Polo Tech estudantes universitários ou graduados recentemente em qualquer área, mas a expectativa é de público maior das áreas de ciências exatas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Como, ao todo, serão 20 mil vagas iniciais para de Santa Catarina, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, cada estado poderá ter cerca de 4 mil inscritos. O curso é totalmente on-line. As inscrições abriram nesta quinta-feira (01) e vão até dia 21 deste mês no site https://polotech.americanas.io.

De acordo com o diretor da Americanas, João Guerra, o objetivo é oferecer essa formação para universitários graduados ou no fim do curso para que possam atuar rápido no mercado de trabalho após a conclusão do programa Polo Tech. A empresa não informa o valor do investimento nesse programa, que integra os investimentos em tecnologia.

– A gente está querendo fazer fora do eixo Rio-São Paulo para essa turma trabalhar em home office, onde está residindo. A gente quer que fiquem no estado de origem. Nós, da Americanas, não teremos capacidade para contratar todo mundo (os formados no curso), mas vamos pegar alguns talentos, sim – disse João Guerra, ao destacar que o grupo tem cerca de 1,5 mil profissionais de TI.

Continua depois da publicidade

O conteúdo programático será ministrado pela Let’s Code, comunidade da edtech Ada, que é referência no Brasil em formação para o setor de tecnologia. Inicialmente, os alunos selecionados terão um conteúdo introdutório sobre conceitos e práticas em ciências d dados e engenharia de software. Essa será também uma fase de processo seletivo que vai incluir 200 estudantes. Somente esses farão o programa de cinco meses e estarão aptos ao mercado de trabalho no final desse ciclo.

Para quem fizer o curso completo, o conteúdo ser´aassíncrono e as aulas online ao vivo, três vezes por semana. Serão nas segundas, quartas e sextas-feiras com aulas online ao vivo, as segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h