Alunas de 13 a 18 anos de escolas públicas que participaram da 9ª edição do projeto Technovation Girls Florianópolis, que contou com 45 participantes, encerrou o curso com um legado especial. Elas aprenderam programação e desenvolveram aplicativos que solucionam problemas da vida real. Cinco deles trataram de saúde e bem-estar, com ênfase em saúde mental e emocional. Outros aplicativos trataram de igualdade de gênero, preservação do planeta e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As meninas tiveram aulas sobre programação e desenvolvimento de aplicativos para celular por meio das plataformas App Inventor e Thunkable. O curso inclui formação sobre resolução de problemas, design de interface do usuário, experiência do usuário e desenvolvimento de negócios.
Programa internacional que visa incentivar meninas a abraçar carreiras na área de tecnologia, o Technovation Girls está sendo realizado em Florianópolis com apoio de empresas e pessoas voluntárias. Ele é totalmente gratuito e a edição que se encerrou agora teve apoio de 15 empresas e 39 pessoas que atuaram como mentoras das alunas enquanto 12 pessoas foram embaixadoras.
– O foco do projeto em promover a participação feminina na área de tecnologia é crucial para criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. Ao encorajar as alunas a se envolverem ativamente na tecnologia desde cedo, o projeto desempenha um papel fundamental na quebra de estereótipos de gênero e na promoção da igualdade de oportunidades, ajudando a construir um futuro mais inclusivo e igualitário – detalha Ana Paula Bonina, que atua como embaixadora do programa.
Continua depois da publicidade
Também embaixadora, a presidente da OSC apoiadora Corali, Tatiana Takimoto, afirma que investir em programa como o Technovation Girls é fundamental para inspirar meninas a ingressarem em carreiras de um mercado vital e lucrativo.
– A Corali é orgulhosa de fazer parte dessa jornada e de contribuir para que muitas dessas meninas, em situações de vulnerabilidade, sejam capacitadas, acolhidas, empoderadas e inspiradas para um futuro brilhante – ressalta Tatiana Takimoto.
Pesquisa realizada com ex-alunas do programa em Florianópolis apurou que 80% tiveram acesso a melhores oportunidades de trabalho e renda após participar do programa e que 93% informaram ter ampliado a sua visão sobre o futuro.
Programa internacional, desde que começou o Technovation Girls já formou 135 mil meninas em diversos países. Elas também criaram 12 mil aplicativos. No Brasil, 7 mil meninas já participaram dessa formação. Florianópolis terá a 10ª temporada no começo de 2025. Mais informações no site https://floripa.technovationbrasil.org/
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresa de SC doa 100 toneladas de telhas para ajudar na reconstrução do RS
Governo de SC vai lançar programa de apoio à compra da casa própria
Governo de SC vai elaborar plano de logística e transporte
Inteligência coletiva e trajetórias empreendedoras serão temas da Expogestão