Como Santa Catarina tem o mais dinâmico setor de logística portuária do país, com cinco terminais marítimos e um seco, o governo do Estado está aberto a sugestões que possam melhorar o ambiente de negócios com o exterior. Foi com essa ênfase a reunião do Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e auditores fiscais da pasta com a diretoria da Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (Abiva) nesta quinta-feira (07).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

A presidente da Abiva, Maria Claudia Hoepers, apresentou ações e planos da entidade para serem desenvolvidos em parceria com a Fazenda, visando melhorar as condições para negócios.

Segundo ela, o papel da Abiva é como um “Think Tank” para viabilizar mudanças que favoreçam empresas nas áreas tributárias, de logística e de energia limpa. Isso pode ser por meio de grupos de trabalho e eventos como o Esclarece SC.

– Quanto mais vocês nos ajudarem com dados para criar sistemáticas, melhores serão nossas decisões. A Abiva tem capacidade na ponta para enxergar e trazer oportunidades e a parceria é muito positiva. Quem decide sozinho decide errado – comentou Cleverson Siewert.

Continua depois da publicidade

Como a reunião foi sobre importação, o secretário falou das mudanças ao segmento como as importações do Mercosul via aduana de Dionísio Cerqueira para três TTDs a partir de janeiro, a MP 1.185 em votação no Congresso Nacional que pode trazer grande impacto ao setor, revisão de benefícios fiscais e outras medidas.

Sobe dados da Abiva, a presidente levou pesquisas feitas em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estudo sobre a ADC 49. A empresária também apresentou à equipe da Fazenda a proposta da campanha “10 Razões para Ser SC”, destacando diferenciais como inovação e segurança jurídica, que será lançada no ano que vem.

Maria Claudia Hoepers fez questão de enfatizar para a Fazenda que a Abiva é uma entidade de associação voluntária e tem como prioridade, melhorar o ambiente para negócios.

Leia também

Cidades de SC aparecem em rankings como as melhores para fazer negócios no Brasil

Enchentes afetam a arrecadação de impostos de SC em novembro

Empresa de bebidas quase centenária inaugura CD na Grande Florianópolis

Fiesc alerta que corte de incentivos pela MP 1185 vai gerar custo bilionário a empresas de SC

Governo de SC divulga decreto do Pronampe Emergencial para empresas atingidas pelas enchentes

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade