Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin aceitou convite para participar da abertura do16º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer 2024), que será realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Ágora Tech Park, em Joinville. Ele falará sobre o Projeto Podium, que visa posicionar melhor o Brasil no mercado mundial de ferramentaria no contexto da neoindustrialização.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Alckmin também vai receber o título de “Embaixador da Ferramentaria Brasileira”, uma homenagem da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer). O vice-presidente recebeu nesta quinta-feira uma comitiva de industriais do setor de ferramentarias, liderada pelo presidente a Abinfer, Christian Dihlmann, quando aceitou o convite.
– As ferramentarias são a base para a produção de diversos segmentos industriais e tratadas mundialmente como a mãe da indústria de transformação. Todos os produtos ao nosso redor são moldados e produzidos a partir de moldes e matrizes fabricados em ferramentarias. Portanto, é fundamental promover um ambiente empresarial que fortaleça o setor no arranjo produtivo industrial do país e sua inserção no mercado global de fabricação de ferramentais – destaca Christian Dihlmann.
Produtos como veículos, celulares, louças, agulhas, copos e uma série de outros são fabricados a partir de moldes desenvolvidos e produzidos pelo setor de ferramentaria. O Brasil tem três grandes polos dessas empresas que são as regiões de Joinville, em Santa Catarina, de Caxias do Sul no RS e São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Projeto Podium envolve não somente empresas do setor de ferramentaria, mas também o poder público, universidades e institutos de tecnologia para tornar o Brasil mais competitivo nessa área.
O setor se reuniu por meio da associação e passou a fazer junto também o encontro nacional. Neste ano, deverá reunir cerca de 800 participantes, que são empresários da indústria e dos serviços dessa área.
Entre os temas que serão debatidos no evento estão a inovação voltada à indústria 4.0, a estruturação de uma rede mundial de ferramentaria e manufatura e outros voltados ao desenvolvimento e continuidade do setor. Uma das palestras será sobre o Rota-2030, que trata sobre inovação ao setor automotivo.
Entre as entidades que apoiam o Enafer estão a Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem (ISTMA), a Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ-CSFM) e a Associação Empresarial de Joinville (Acij).
Continua depois da publicidade
Leia também
PIB de SC cresce 2,6% até março, estima equipe econômica do governo
Arrecadação de SC cresce 12,6% em maio com recuperação de ICMS atrasado
Empresas catarinenses afetadas pela tragédia no RS têm prorrogação de ICMS em SC
Projeto “Dash um banho Floripa” vence o prêmio nacional Sebrae Prefeitura Empreendedora
Jorginho Mello e embaixador da Hungria fortalecem cooperação econômica e cultural