Com o objetivo colaborar no fortalecimento das atividades econômicas em Santa Catarina nesta fase de crise na pandemia e, assim, ampliar a geração de emprego e renda, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Epagri, lançaram campanha conjunta para incentivar o consumo de produtos da agricultura familiar regional. Com o slogan “Valorize os produtos da nossa região”, é informada uma lista de produtores qualificados para que os supermercados adquiriam produtos deles.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa em dez regiões do Estado mapeou os fornecedores locais, relacionou seus contatos e, assim, poderão ser localizá-los mais facilmente. Nessa primeira etapa foram registrados 517 empreendimentos, com 13 categorias de produtos nas regiões onde ocorre atuação da Acats.

Grupos supermercadistas de SC avançam no ranking de bilionários da Abras

A valorização da produção regional da agricultura familiar tem recebido atenção da associação supermercadista do Estado há mais de 10 anos. Desde 2009, na Exposuper, a feira de produtos e serviços para o setor, a Acats reserva um espaço para exposição de produtos da agricultura familiar, numa parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura. Entre os itens expostos, estão produtos tradicionais e, também inovações de alto valor agregado, de agroindústrias familiares.

Na opinião do presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, essa campanha vai ampliar as conexões entre supermercados e fornecedores, facilitando contato mais permanente, o ano inteiro. A maioria dos produtos são hortifrutigranjeiros.

Continua depois da publicidade

Para a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, a campanha valoriza a atividade no campo, com geração de emprego e renda. Isso ajuda a fixar um maior número de pessoas na agricultura e melhora a oferta de produtos frescos e saudáveis aos consumidores, avalia ela.

O secretário de Agricultura, Ricardo Gouvêa, observa que uma das funções da pasta é intervir para que o produtor rural tenha mais competitividade com vendas no próprio Estado. Essa campanha tem esse objetivo, destaca.