A Casan, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento recebeu nota maior da agência Moody’s Local BR. Ela elevou o Rating de Emissor A+.br para a companhia, com perspectiva estável, para o risco nacional de longo prazo. Essa decisão da Moody’s eleva a nota da Casan em três níveis, numa única vez, frente a concedida pela agência Fitch em julho deste ano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Isso significa que, agora, a Casan é uma empresa com perspectiva estável e mais oportunidades de mercado para captação de recursos e futuros investimentos. Quanto mais altas as notas dessas agências, menor é o risco e maior é a segurança para investir na empresa.
No comunicado, a Moody’s explica que atribuiu Rating de Emissor A+.br à Casan porque ela está com geração de fluxo de caixa estável e previsível por ter demanda resiliente e atuar numa região com oportunidade de ampliar a receita com esgoto.
A agência considerou também adequada a estrutura tarifária, apesar de certo risco por ser uma empresa de controle estatal. Este ano, a Casan realizou um reajuste que permitiu recuperar perdas anteriores.
Continua depois da publicidade
Segundo a agência, a Casan está com oferta de esgoto sanitário baixo e precisa elevar para atingir a meta do Marco do Saneamento. A projeção é que a empresa invista R$ 600 milhões entre 2025 e 2028. A companhia está buscando recursos junto ao mercado para ampliar investimentos.
– Com a elevação de mais três níveis obtida em nosso rating, aumentamos as oportunidades de captação de recursos. Este ótimo resultado comprova a assertividade das ações com foco na elevação das receitas, no maior controle dos custos e na melhor escolha dos investimentos. A gestão segue comprometida em fortalecer seus resultados com a execução de ações pautadas em um planejamento estratégico atualizado, que incluirá novas frentes de negócios, a reestruturação organizacional, o reposicionamento cultural e o fortalecimento de sua governança financeira – ressalta o presidente e diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Casan, Edson Moritz.
Leia também:
SC obtém nota máxima junto ao Tesouro Nacional em capacidade de pagamento
Agência Fitch melhora classificação de risco da Casan para BBB+