A agência internacional de classificação de risco Fitch anunciou nesta quarta-feira (24) que elevou o rating nacional de longo prazo da Casan em três níveis de uma vez, passando de BB+(bra) para BBB+(bra), com perspectiva estável. O que motivou essa melhora significativa foi o reajuste tarifário da companhia a partir deste mês de julho.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– A elevação do rating reflete o significativo fortalecimento da geração operacional de caixa da Casan após a aplicação, este mês, do reajuste tarifário de 16,08%, frente à estimativa anterior da Fitch de 4,3%. O reajuste inclui uma parcela de 5,2%, a vigorar apenas por 24 meses, e permitirá que a rentabilidade da companhia atinja patamares mais próximos aos dos pares com controle público mais eficientes do setor, bem como que a Casan mantenha sua alavancagem moderada, apesar da expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos decorrentes dos elevados investimentos. A empresa segue com o desafio de avançar na cobertura de seus serviços para cumprir as metas do marco regulatório do setor – explicou a agência Fitch.
Segundo a Casan, esse reajuste permitirá melhorar a rentabilidade e a margem Ebitda deve chegar a 35%, acima da média de 29% do período de 2020 a 2023. A empresa também deve apresentar alavancagem financeira líquida moderada, com a relação dívida líquida/Ebitda variando entre 3,0 e 4,0 vezes no período de 2024 a 2026.
– Com a elevação de três níveis obtida em nosso rating, em apenas seis meses, a Casan passa da categoria de especulação (BB+) para a de investimento (BBB+). Este excelente resultado comprova a assertividade de nossas ações com foco na elevação de nossas receitas, no maior controle de nossos custos e na melhor escolha de nossos investimentos. A gestão segue comprometida em fortalecer seus
Continua depois da publicidade
resultados com a execução de ações pautadas em um planejamento estratégico atualizado, que incluirá novas frentes de negócios, a reestruturação organizacional, o reposicionamento cultural e o fortalecimento de sua governança financeira – destaca o presidente e diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Edson Moritz.
A empresa tem necessidade contínua de otimizar a estrutura de custos e fortalecer o Ebitda para compensar o aumento previsto da dívida que vem fazendo para executar investimentos. Para elevar a nota da Casan, a agência também considerou que haverá aumento anual de faturamento da ordem de 3,2% de 2024 a 2027 em função do aumento de consumo resultante do aumento estimado da população.
Leia também
Visita aos EUA visa parceria em tecnologias para redes elétricas no Brasil
Aumentos exorbitantes de tarifas de cartórios travam registros de imóveis em SC
Estudante de SC conquista medalha de prata na Olimpíada Mundial de Matemática
Brasil suspende exportação de carne de aves após doença no RS, mas novo teste dá negativo
Qual é a empresa de SC líder mundial na produção de sagu
Empreendimento que tem Livia Andrade como embaixadora é lançado na Serra de SC