O empresário Ademar José Cassol, que faleceu nesta terça-feira (15), em Florianópolis, aos 83 anos, além de colaborar para construir e fortalecer o Grupo Cassol, fundado pelo seu pai Ernesto e seu irmão Adroaldo, ele atuou como arquiteto e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

Morre Ademar Cassol, arquiteto reconhecido e referência no Grupo Cassol

Graduado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1964, ele veio para Santa Catarina para colaborar com o grupo, mas também se destacou na UFSC. Ainda nos anos de 1960, foi convidado para trabalhar no setor de projetos da universidade, que estava em acelerada expansão, fazendo novos prédios para abrigar cursos.

Ele foi diretor da Divisão do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) da instituição entre 1967 e 1973. Foi ele quem fez os projetos arquitetônicos do Planetário, construído em 1971, e do Restaurante Universitário (RU), construído em 1968.

Planetário da UFSC, um dos projetos do arquiteto Ademar Cassol Foto: Adairton de Souza, divulgação

Em função da graduação em Arquitetura, que tem as mesmas disciplinas de matemática e física das engenharias, ele também foi professor na área de ciências exatas na UFSC. Ministrou aulas para cursos de engenharia.

Continua depois da publicidade

Além disso, como arquiteto, deixou muitos projetos criativos. Uma das obras icônicas de Florianópolis em que participou, junto com outros arquitetos, foi do projeto do Beiramar Shopping, no Centro da cidade.

Ademar Cassol também projetou os condomínios Spazio Uno Studios no Itacorubi e o Marinas, em Coqueiros. Também criou vários projetos de lojas da rede Cassol Centerlar, baseadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

O empresário era gaúcho, nascido no município de Cachoeira do Sul, a exemplo do pai Ernesto e do irmão Adroaldo. Ele é o pai do presidente do Grupo Cassol, Rodrigo Seara Cassol.

O velório acontece nesta quarta-feira, na Capela São Pedro, do Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. O sepultamento será às 16h, no mesmo cemitério.

Continua depois da publicidade

“Sempre foi uma pessoa incrível”, diz Antonio Koerich

– Ademar Cassol sempre foi uma pessoa incrível. Um profissional que tinha a inovação como uma das suas marcas. Foi uma grande honra poder compartilhar de sua amizade e de sua parceria em grandes projetos empresariais – afirmou o empresário Antonio Koerich, presidente da rede de lojas Koerich.

A família Cassol é sócia e parceira da família Koerich e da família Scherer no empreendimento Beiramar Shopping, em Florianópolis.

-No dia em que me despeço do meu amigo e ex-prefeito, Germano Vieira, a vida apronta mais uma. O admirável Ademar Cassol também nos deixou. O Sol de Kobrasol vem do seu sobrenome. Ao lado de Ademar, trabalhei para o grupo na criação do bairro. São José só tem a agradecer por tudo – afirmou em nota nas redes sociais o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

Leia também:

Código que ensina gestão sustentável de empresas ganha nova edição

Futuro governo da Argentina pode impactar vinda de “hermanos” e outros negócios?

Estela Benetti: SC perde mais uma posição entre os estados com menos desemprego

Agroindústria de SC fecha trimestre com prejuízo bilionário