Uma das novas lideranças femininas de Santa Catarina, a vice-governadora Marilisa Boehm respondeu a quatro perguntas da coluna para o  Dia Internacional da Mulher. Como primeira Delegada da Mulher em Joinville, Marilisa se destacou no trabalho de proteção às famílias e também atuou na região na área de segurança. Durante a pandemia, já aposentada e como voluntária, criou um grupo de quase 250 empreendedoras para incentivar vendas e ampliar a renda dessas mulheres. Confira a entrevista:

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Que conselhos a senhora dá para as mulheres serem mais seguras e felizes?

Para as mulheres serem mais felizes e seguras, precisam acreditar nelas mesmas. Elas têm capacidade, tem condições, são competentes, mas na maioria das vezes, as mulheres não acreditam em si mesmas. Atualmente, está muito mais fácil para as mulheres conseguirem obter o que querem. Elas têm escolas, aprendizado on-line, Delegacia da Mulher. Onde não há Delegacia da Mulher, estaremos instalando a Sala Lilás, de atenção especial às mulheres. Então, acreditem em si, batalhem, estudem e trabalhem.

Como as mulheres podem ocupar mais cargos de liderança?

– Estudando, trabalhando, acreditando em si. Assim conseguirão obter cargos de confiança. Não adianta ser só uma mulher, tem que ser a mulher, a profissional, a mãe. Se você for especial para você mesmo, será especial para o mundo. Então, acredite em si lute que você galgará cargos importantes na sua vida.

Na sua opinião, é importante as mulheres participarem de associações, se unirem para vencer desafios?

– Sim! É importante participar de associações de moradores, sindicatos, associações de pais e professores, voluntariado. A mulher tem que estar inserida na sociedade. Muitas estão fazendo excelente trabalho e eu acredito que, cada dia mais, teremos mais mulheres trabalhando em prol da nossa sociedade. Juntas seremos mais fortes.

Continua depois da publicidade

Por que comemorar o Dia Internacional da Mulher?

– É importante comemorar o Dia Internacional da Mulher porque temos que lembrar e valorizar a qualidade da mulher. Ela não é só a mulher. Ela é a mãe, ela gera, traz ao mundo todos os homens e mulheres, está sempre acolhendo a família, é a coluna da casa, tudo gira em torno dela. Então, a mulher precisa acreditar mais em si e esse dia é muito importante para que ela seja valorizada, respeitada e amada como deve ser.

Leia também

Lula e Jorginho miram objetivo da ONU de 50% de mulheres nos governos

Bombinhas conquista prêmio internacional de turismo sustentável em Berlim

Pesquisa mostra que 23% das indústrias vão investir mais em igualdade de gênero