Maior cidade de Santa Catarina e uma das maiores geradoras de empregos no Brasil, Joinville, a exemplo da maioria das regiões do país, enfrenta falta de trabalhadores qualificados ao mesmo tempo em que tem contingente de desempregados, desalentados e informais. Para ter uma ideia mais clara do mercado de trabalho do município e discutir alternativas para melhorar a empregabilidade, a Associação Empresarial de Joinville (Acij) fez uma pesquisa qualitativa sobre o setor que será apresentada em painel nesta segunda-feira, às 18h30min, na sede da entidade. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os debatedores do evento serão o prefeito do município, Adriano Silva, o presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, e o presidente do Conselho de Entidades Patronais do município (Consep), Emerson Zappone. Além de estatísticas sobre o setor, a pesquisa da Acij traz informações de entrevistas com executivos de recursos humanos das empresas, agências de recrutamento e seleção, e instituições de ensino.

O objetivo foi apurar que perfis profissionais o mercado precisa e as qualificações que estão sendo oferecidas. Com essas informações, a diretoria da Acij acredita que será possível formar mais pessoas com a estrutura existente e buscar soluções.

Joinville encerrou 2020 com saldo positivo de 5.763 empregos formais apesar do fechamento de vagas durante os primeiros meses da pandemia. Neste ano de janeiro a junho, acumula 10.838 novas vagas. Isso significa que desde o aparecimento da Covid-19 até agora, o município somou saldo positivo de 16.601 vagas. O Estado, desde o ano passado até agora, registrou saldo de 174.667 novas vagas formais, segundo o Caged. Apesar disso, o desemprego cresceu porque mais informais perderam trabalho na pandemia.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Estado gera 126 mil empregos em 2021, mas pandemia ainda afeta parte dos trabalhadores

Mais da metade dos novos empregos de Joinville em 2021 surgiu nas indústrias