Precursora no segmento de aceleração de franquias no Brasil, a catarinense 300 Franchising, nova empresa dos sócios da rede de produtos de limpeza Ecoville, Leandro e Leonardo Castelo, acaba de completar um ano de atuação com a gestão de 27 empresas. O plano é chegar a 30 até o fim do ano. Com a pandemia, a preferência dos investidores é por negócios mais enxutos, incluindo microfranquias e opções home office, informa o empresário Leonardo Castelo.

Continua depois da publicidade

Falta eficiência no monitoramento eletrônico da PM

Entre marcas que se tornaram sócias da 300 Franchising estão redes que requerem de R$ 22 mil a R$ 250 mil de investimento para abrir uma unidade. Para modelos home office, estão opções como Asia Source, de importações, Touareg Seguros e outras. A própria Ecoville criou um modelo express, em que o franqueado pode sediar a franquia na residência e fazer entregas de produto de limpeza com o próprio carro, sem investir em veículo com identificações da marca.

Com ênfase na gestão de vendas, a 300 Franchising busca crescimento rápido e escala nacional. Somente no mês de junho, assinou 120 contratos de franquias no país com a geração de quase 600 novos empregos diretos, informa o empresário. Entre os setores em que atua estão, também, tecnologia, academia de ginástica, gastronomia, estética e lavanderia.

– Recentemente, saiu a informação (do IBGE), de que foram fechadas no Brasil 720 mil empresas. Na nossa visão, alguém vai ter que reconstruir isso e nós queremos participar – afirma Leonardo Castelo.

Continua depois da publicidade

Engenheiros de Joinville, os irmãos ganharam projeção nacional ao fundar a Ecoville e transformá-la em uma das maiores redes de franquias do país. Em função desse desempenho, se tornaram empreendedores Endeavor e ganharam o prêmio nacional de empreendedorismo da Ernest & Young. A 300 Franchising só acelera marcas que podem ser líderes nacionais e, quando firma parceria, se torna dona de 30% do negócio. Projeta fechar 2020 com a gestão de 30 marcas, alcançar 80 em 2021 e chegar a 100 em 2022, quando estima ter 10.500 franquias implantadas e um time de 800 vendedores em escritórios em Joinville e São Paulo.

Conforme Leonardo Castelo, o valor de mercado das marcas sob gestão da 300, hoje, é da ordem de R$ 1 bilhão. Para 2022, a estimativa é alcançar valor de R$ 2 bilhões. Os planos dos irmãos, que dirigem os negócios como se fossem startups, inclui abrir capital da 300 Franchising na bolsa.