Santa Catarina ganha nesta quinta-feira mais um empreendimento de peso no setor de tecnologia: a Abstrato Aceleradora é inaugurada em Florianópolis às 18h com 12 empresas dos segmentos de inteligência artificial, Smart Data e Big Data. Projeto com investimento de R$ 50 milhões, o novo hub fica na SC-401, conhecida como “Rota da Inovação” da capital. Etre os consultores (advisors) estão Ricardo Amorim, Walter Longo e Patrícia Peck.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– A Abstrato vem para se integrar ao corredor de inovação de Florianópolis e do nosso Estado, com a melhor expertise para que as aceleradas tenham todo suporte e estrutura para o desenvolvimento dos seus negócios – afirma o CEO do novo hub,  Daniel Collaço.

Os nomes das 12 empresas serão anunciados somente após o evento de inauguração, nesta noite. O executivo destaca que costuma dizer que o brasileiro é criativo e inovador, mas precisa desenvolver modelos de negócios como o americano e ser disciplinado como o alemão.

As empresas que integram a nova aceleradora são de segmentos de tecnologia nos quais os polos catarinenses já se destacam, especialmente para o mercado B2B, para demanda empresarial. SC conta com 17 mil empresas de tecnologia, segundo o IBGE, em apuração de 2020. Isso significa que é o sexto maior polo do país em número de empresas. Outro ponto algo é o crescimento do setor a cada ano.

Continua depois da publicidade

Estudo da Associação Catarinense de Tecnologia aponta que o setor responde por 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Leia também

Cota para vítimas de violência e equidade salarial: confira anúncio de Lula para mulheres

Jorginho Mello adere ao grupo dos que criticam os altos juros no Brasil

Bombinhas conquista prêmio internacional de turismo sustentável em Berlim