O setor de tecnologia de Santa Catarina celebrou na noite de quinta-feira (09) a expansão de mais um hub de inovação com a inauguração da aceleradora Abstrato no prédio B do centro empresarial Espaço +UM, na SC-401, em Florianópolis. As atividades começaram com cinco empresas aceleradas – IntelMind, Aura Data, Upper, Busca Juris e Funil – que juntas empregam 160 profissionais.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como o espaço é para 12 empresas aceleradas, podem ser incluídas mais sete startups. A expectativa é chegar a 400 empregos diretos ou mais no prédio B, estima o empresário Jaime de Paula, um dos investidores na aceleradora. Fundador da Neoway, empresa adquirida pela B3, ele é um dos advisors do novo projeto, como head de pesquisas.

Aceleradora Abstrato abre em Florianópolis com 12 empresas de tecnologia

Idealizador do Espaço +UM, o empresário Júlio Moura destaca que o prédio A, voltado a startups da área de biotecnologia, conta com 100 trabalhadores e no médio prazo também alcançará cerca de 400. Um novo laboratório de biotecnologia que será instalado em breve terá equipe de 100 pessoas.

Continua depois da publicidade

– Vai ser bom para a cidade e para todos nós. A gente acredita que há uma sinergia entre as duas áreas. A inteligência artificial pode ajudar muito a biotecnologia com big data e softwares. Temos ideia de fazer alguma coisa juntos – disse Moura que foi executivo de multinacionais na Europa antes de voltar para Florianópolis.

A aceleradora tem à frente o CEO Daniel Collaço, um dos investidores do empreendimento de R$ 50 milhões. Os demais são os advisors como Jaime de Paula, Ricardo Amorim, Walter Longo, Patrícia Peck, Venâncio Velloso e Juan Boeira.

– A Ilha consegue atrair talentos, reter talentos. Tudo o que temos aqui é empresa de inteligência e inteligência é formada por seres humanos. O mais importante é ter um ecossistema. Uma empresa de tecnologia vale pelas pessoas que estão lá dentro – disse Jaime de Paula, ao observar que o mercado está fora da Ilha, no Brasil e exterior.  

Sobre a área de atuação das empresas aceleradas, a IntelMind trabalha com marketing; a Aura Data, com risco e compliance; a Upper é uma plataforma de metaverso; a Busca Juris oferece inteligência artificial na área de direito e a Funil atua com inteligência artificial plugada em CRMs.

Continua depois da publicidade

Como nem todas as posições de aceleração estão ocupadas no prédio B do Espaço +UM, algumas unidades sediam empresas de tecnologia que não integram o grupo de aceleração. Um exemplo é a Target Mídia Digital, que facilita a comunicação publicitária por meio da tecnologia.

Leia também

Lançamento do primeiro WTC Woman do mundo supera expectativas

Hospital de Caridade, em Florianópolis, inaugura sala para tratamento avançado em cardiologia