Tomar chá em charmoso solário ajardinado, fazer refeições em restaurante que une alta gastronomia com toque local e sentar numa espreguiçadeira para tomar um vinho após o jantar. Esses e outros atrativos são oferecidos no Serra Alta Hotel, a mil metros de altitude, numa colina com araucárias, na cidade de São Bento do Sul. Esse empreendimento acaba de entrar no seleto grupo que tem o selo Roteiro de Charme.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
Assim, Santa Catarina passou a contar com quatro hotéis com essa classificação entre os 13.584 cadastrados na plataforma Booking. O Brasil tem 73 integrantes na Associação de Hotéis Roteiro de Charme, criada para valorizar equipamentos que oferecem conforto, exclusividade, responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente.
O Serra Alta Hotel é propriedade do casal de empresários José Henrique Loyola e Helga Loyola, também acionistas do Grupo Lepper, do setor têxtil, com unidades em Joinville e São Bento do Sul. Foi construído em 1995 para atender a demanda empresarial, quando tinha bandeira Accor. Em 2015, o casal começou a mudar o perfil do empreendimento, focando em atrativos para ser um destino turístico.
Assim, o Serra Alta adotou uma gestão mais acolhedora de famílias, valorizando a cultura regional, fornecedores locais e adoção de mais práticas sustentáveis. Isso em sintonia com a região, que tem natureza exuberante com destaque para florestas de araucária e cachoeiras, no alto da Serra Dona Francisca.
Continua depois da publicidade
De acordo com a administradora do empreendimento, Viviane Mey, a busca pelo credenciamento com o selo Roteiro de Charme começou em 2018. Segundo ela, foram feitos investimentos e adotados processos voltados a conforto, exclusividade, responsabilidade e incentivo à comunidade local.
A qualidade dos serviços do hotel aparece em nível mundial. Este ano, pela segunda vez consecutiva, ficou entre os 10% melhores hotéis do mundo, com o selo Travellers’s Choice do Trip Advisor. Quem faz esse trabalho de alto padrão é equipe de 100 pessoas, que atuam direta ou indiretamente no empreendimento.
Entre as mudanças adotadas em cinco anos para entrar no Roteiro de Charme está a contratação de serviços e produtos todos locais. Na horta orgânica do empreendimento são cultivadas flores, temperos e ervas para usar no dia a dia. Entre as medidas de sustentabilidade estão gerador próprio de energia, uso de móveis e aparelhos eletrônicos recicláveis, e torneiras e chuveiros redutores de consumo de água.
A aposta do empreendimento é que essa nova fase atraia ainda mais turistas que gostam de frio. O turismo de inverno tem crescido anualmente em Santa Catarina e a cidade de São Bento, colonizada principalmente por imigrantes alemães, austríacos, poloneses e tchecos, conta com o clima frio do Planalto Norte.
Continua depois da publicidade
Leia também
WEG vai investir R$ 87 milhões em duas novas fábricas em Itajaí
Perto de receita bilionária, filme da Barbie amplia debate sobre liderança
Encontro das Cidades Unesco da Gastronomia terá 10 estados e receitas exóticas