A coluna levantou os números do técnico Matheus Costa enquanto dirigiu o Paraná como treinador efetivo – entre a 23ª e a 38ª rodada da Série B do ano passado. E, se serve de ânimo para o torcedor do JEC, o comandante acumulou 62,5% de aproveitamento – em 16 partidas, somou nove vitórias, três empates e quatro derrotas, com 20 gols pró e dez contra.
Continua depois da publicidade
O desempenho só neste período era o terceiro melhor da Série B – atrás apenas de Londrina e América-MG. Como mandante, o Paraná de Matheus Costa fez oito jogos e conseguiu seis vitórias, um empate e uma derrota, com 13 gols pró e cinco contra. O aproveitamento de 79% como mandante era o segundo melhor da Série B no mesmo período.
Fora de casa, o Tricolor da Vila aparecia como o sexto colocado – três vitórias, dois empates e três derrotas em oito rodadas. Os 45% de aproveitamento tinham ainda sete gols pró e cinco contra.
Interessante observar que nestes 16 jogos, o Paraná de Matheus Costa passou oito partidas sem sofrer gols. Apenas em quatro rodadas a equipe não balançou a rede – o que demonstra um bom desempenho tanto do ataque quanto da defesa. Em comparação aos outros 19 times nestas 16 rodadas, o Paraná tinha a melhor defesa – ao lado de América-MG, Internacional e Oeste – e o segundo melhor ataque ao lado de Internacional e Santa Cruz.
Veja as estatísticas
Continua depois da publicidade
16 jogos (entre a 23ª e a 38ª rodada)
9 vitórias
3 empates
4 derrotas
62,5% de aproveitamento
3ª melhor campanha neste período
2ª melhor campanha como mandante (seis vitórias, um empate e uma derrota, 13 gols pró e cinco contra. 79% de aproveitamento)
6ª melhor campanha fora de casa (três vitórias, dois empates e três derrotas. Sete gols pró e cinco contra. 45% de aproveitamento)
Melhor defesa no período (dez gols sofridos)
2º melhor ataque (vinte gols marcados)
Oito partidas sem sofrer gols
Quatro partidas sem marcar gols