O Joinville alcançou em 2018 121 contratações. Nesta conta, somam-se os números das quatro últimas temporadas — 35 jogadores (2015), 35 (2016), 29 (2017) e 22 (2018). O número expressivo fica ainda mais assustador se observarmos os resultados (três rebaixamentos nos últimos quatro anos). Sinal de que o futebol do JEC tem errado demais nos últimos tempos. O detalhe curioso é que, dos 22 nomes de 2018, apenas dois permanecem no Tricolor: o zagueiro Filipe Costa e o lateral Eduardo Diniz.

Continua depois da publicidade

Filipe Costa pode até continuar no JEC (leia mais aqui). Eduardo Diniz, entregue ao departamento médico, deve ser liberado após o fim do tratamento. Desta forma, dos 22 jogadores, apenas um seguirá para a próxima temporada.

Este índice diz muito sobre o que tem sido feito pelo departamento de futebol até aqui. Quando apenas um jogador tem condições de permanecer, o clube assume que investiu errado a temporada inteira. Não conseguiu resultado e ainda teve prejuízo financeiro, técnico e institucional (pela queda à Série D). Abaixo, a lista de quem foi contratado em 2018 e já deixou o Joinville.

Contratações de 2018 que não ficaram
Goleiro
Emerson

Zagueiros
Evaldo
Bruno Aguiar
Gualberto
Emerson Silva

Continua depois da publicidade

Laterais
Helder
Dick
Jonas (foto)

Volantes
Michel Schmöller
Renan Teixeira
Tiago Ulisses
Pierre

Meias
Marcos Paraná
Murilo Rangel
Davi
Zotti
Jean Lucas

Atacantes
Elias
Misael
Lucas Machado