O Joinville criou diante do Bragantino, jogou bem no primeiro tempo, ameaçou os donos da casa e até chegou a anotar um gol enquanto o duelo estava empatado (Gualberto teve um gol mal anulado pelo árbitro Tiago Nascimento dos Santos, que marcou falta sobre Fabiano). No entanto, nada disso foi suficiente para o Tricolor vencer a primeira fora de casa e respirar um pouco mais aliviado na Série C.

Continua depois da publicidade

O erro do árbitro influenciou demais o resultado. Tivesse largado na frente, talvez o JEC teria conseguido algo melhor. Mas Tiago Nascimento dos Santos não errou apenas neste lance. No segundo tempo, Rafael Grampola disputou bola dentro da área, teve a camisa rasgada pelo defensor, mas ele nada marcou. Situações típicas que "só acontecem com times da zona do rebaixamento".

Com estes erros somados à falta de eficiência do Joinville – Rafael Grampola, Jean Lucas e Breno perderam grandes oportunidades -, a situação ficou complicada.

Piorou após os gols dos donos da casa. O Bragantino chegou pouco, praticamente não exigiu defesas de Matheus, mas balançou a rede. O curioso é que os paulistas marcaram do mesmo jeito que o Joinville vem sofrendo gols no campeonato.

Num deles, o primeiro, bola parada e gol de cabeça. No segundo, antecipação aos defensores, exatamente como aconteceu no primeiro gol do Ypiranga-RS, há duas semanas, quando Hélio Paraíba abriu caminho para o triunfo dos gaúchos.

Continua depois da publicidade

O prejuízo causado pelo apito, somado aos erros de finalização e a repetição das falhas na defesa tornam a missão vencer fora de casa e sair do atoleiro em algo praticamente impossível.

A distância dos rivais na tabela continua quase a mesma – ficará melhor caso Ypiranga e Volta Redonda empatarem neste domingo. No entanto, a falta de resultados fora de casa obriga o Joinville a ser cirúrgico dentro de casa. No próximo domingo, qualquer tropeço contra o Operário-PR pode encaminhar o rebaixamento. Será preciso ter muita concentração defensiva e eficiência ofensiva para bater um dos principais times da chave.