Em Lages mais de mil laudos foram entregues através do aplicativo de conversa WhatsApp para pessoas que aguardam o resultado de exames tipo PCR para a Covid-19. A intenção é evitar que quem está aguardando precise ir até a Vigilância Epidemiológica para pegar o resultado. A orientação é para que fique em isolamento social, como medida preventiva para evitar possíveis contaminações.

Continua depois da publicidade

::Praias cheias no RJ e SP mostram o desafio de Florianópolis para o lazer com coronavírus

Segundo o secretário de saúde do município, Claiton Camargo, essa também foi uma forma de agilizar o acesso do resultado aos pacientes.

“Estamos usando a tecnologia a favor da saúde e da prevenção e também para evitar deslocamentos dos cidadãos até os órgãos públicos nesse momento de pandemia, para buscar os resultados dos testes”, acrescenta.

A média de entrega dos laudos, de acordo com a Secretaria de Saúde, tem sido de cinco dias. Os exames são coletados e enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública, o LACEN/SC, em Florianópolis, ou ao laboratório conveniado ao município. Para que os laudos sejam enviados é necessário que a pessoa informe informar o nome completo, data de nascimento, número do cartão SUS e o CPF.

Continua depois da publicidade

O número do WhatsApp (49) 3251-7626 é exclusivo para mensagens e não está programado para receber ligações telefônicas e mensagens no formato de áudios. Em caso de dúvidas sobre assuntos relacionados à Covid-19, a população pode acionar a Secretaria da Saúde, através dos telefones 3251-7601 ou 3251-7602.

::E se fossem crianças as vítimas mais frequentes do coronavírus?

Na semana passada a região da Serra Catarinense passou de nível gravíssimo para Grave no mapa de risco do Governo do Estado. Lages, que é a cidade polo da região viu a desaceleração do número de casos confirmados, mas o número de óbitos já passou de 55, isso em quase dois meses. Primeira morte registrada na cidade foi dia 8 de julho. 61% dos óbitos foram de homens, 39% de mulheres. A maioria tinha alguma comorbidade associada e idade entre 60 e 79 anos. A taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid, nos dois hospitais de Lages, Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos é de 58%, de acordo com o último boletim divulgado nesta segunda-feira (31) pela prefeitura de Lages.