O presidente Michel Temer vetou nesta terça-feira (24) o projeto de lei aprovado no Senado em 27 de março de 2018, que federalizava o trecho de 161 quilômetros que liga as serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chamado de Caminhos da Neve. Segundo Temer, a estrada atende os requisitos para ser só rodovia estadual, situação atual da mesma. Com a decisão, revitalizar os 40 quilômetros de estradas de chão no Rio Grande do Sul, e reconstruir uma ponte em péssimo estado que fica entre SC e RS, ficará ainda mais difícil, já que a intenção era viabilizar as obras com dinheiro do governo federal, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). 

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Em Santa Catarina, metade dos 29,4 quilômetros de estradas já passou por melhorias e o que falta deve ser concluído até outubro do ano que vem, segundo o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O maior problema está na Ponte das Goiabeiras. De acordo com o órgão, terá que ser feito um estudo para viabilizar a execução das obras, já que a travessia é interestadual.

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A rodovia é importante para os produtores que usam o trajeto para escoar a produção de maça e madeira. Um movimento chamado Rota Caminhos da Neve foi criado por produtores e moradores das duas regiões. Segundo um dos responsáveis pelo movimento, eles tentarão derrubar o veto com um estudo feito por uma empresa em Florianópolis, que deve ficar pronto nos próximos dias.

— Nós vamos fazer todo o esforço necessário para derrubar o veto do presidente da República com base no estudo técnico, econômico e ambiental — diz Jaziel Pereira, coordenador do movimento.

Entenda

O trecho em questão começa no entroncamento com a BR-285, na cidade gaúcha de Bom Jesus, atravessa a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, passa pelas cidades catarinenses de São Joaquim e Urubici e continua até o entroncamento com a BR-282, a nove quilômetros de Bom Retiro (SC).  Ele encurta em 120 quilômetros a distância entre os dois Estados. 

 

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