Neste ano, em Lages a vacinação contra a gripe será realizada em mais locais na cidade. A vacina estará sendo aplicada para gestantes e puérperas que moram no centro de Lages, no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) e as crianças e idosos na Central de Vacinas. A imunização também acontece nas Unidades Básicas de Saúde, dos bairros que tem sala de vacinação a partir da segunda-feira (12).
Continua depois da publicidade
>>Vacinação contra a gripe começa segunda-feira em SC; veja como será a campanha
Neste ano a Campanha de Vacinação será divida em três etapas em SC. O estado recebeu um baixo quantitativo de doses do Ministério da Saúde, por isso a imunização vai começar primeiro com as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). A primeira etapa vai acontecer de 12 de abril a 10 de maio.
A partir do dia 11 de maio até 08 de junho, está programada a segunda etapa que passará a contemplar os idosos e os professores das redes pública e privada. A terceira etapa está prevista para 09 de junho a 09 de julho quando começam ser imunizados os portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Situação da vacinação contra Covid por grupo prioritário em SC
Continua depois da publicidade
Já os profissionais de saúde devem ser imunizados apenas quando novas remessas de doses chegarem ao estado. Durante esse período ocorre simultaneamente à vacina contra a Covid-19, as pessoas que estiverem nos grupos contemplados devem priorizar a imunização contra a Covid-19, observando, um intervalo mínimo de 14 dias entre uma vacina e outra.