A partir desta terça-feira (01), os atendimentos eletivos, que são aqueles não urgentes, como estão suspensos na maioria das Unidades Básicas de Saúde de Lages. Essa não é a primeira vez que os serviços são suspensos, geralmente a Secretaria Municipal de Saúde faz isso quando registra aumento expressivo de casos de Covid-19. Na última semana, segundo o painel de casos do Governo do Estado o crescimento de casos ativos foi de quase 9% na Serra Catarinense. Em toda região são mais de 1,3 mil pessoas com coronavírus, 872 em Lages.

Continua depois da publicidade

>>Novo decreto em SC prorroga medidas contra pandemia até 15 de junho; veja as regras

Por causa dessa situação as equipes das Unidades Básicas de Saúde estão focadas no atendimento de pessoas com suspeitas de Covid-19, para realizar a chamada estratificação de risco, que é um atendimento inicial, antes do Centro de Triagem. Já as gestantes continuam com o atendimento normal e as salas de vacinas seguem abertas. A orientação é para que as pessoas liguem para o posto de saúde do seu bairro para orientação dos atendimentos.

Outro dado que chama atenção é o aumento de casos graves, há alguns dias os leitos de UTIs seguem lotados na Serra, nos hospitais Tereza Ramos, Seara do Bem e Nossa Senhora dos Prazeres. Além da região, os hospitais estão recebendo transferências de pacientes do Meio-Oeste. A Serra Catarinense que no início de maio chegou a ficar quinze dias consecutivos sem ninguém na fila de espera para UTI Covid, atualmente está com pessoas em estado grave com o vírus aguardando atendimento.

Continua depois da publicidade