A semana foi de surpresa e emoção para visitantes que passaram pela Serra de Santa Catarina. A neve que acumulou em cidades como Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici transformou a paisagem, esbranquiçou pontos turísticos e foi motivo de comemoração para aqueles que nunca tinham visto o fenômeno
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias de SC por WhatsApp
Quem chegou à região em busca de neve deu sorte. Ana Maria Pedroso veio de Joinville para realizar um sonho: o de ver a neve pela primeira vez. Ela está na região desde o início da semana e não escondeu o sentimento de alegria ao assistir aos flocos caindo do céu:
— Desde que meus filhos eram pequenos dava previsão e eu corria para ver neve, meu sonho. E eu não esperava por esse presente de hoje de manhã. Foi emocionante… Gente, é uma coisa divina. Parece um conto de fadas. Não dá para acreditar.
> Sincelo congela paisagem em SC e encanta visitantes na Serra; veja fotos e vídeo
Continua depois da publicidade
> Neve em SC no meio da tarde surpreende turistas em Urupema: “Lindo e emocionante”
Fazia tempo que a neve não acumulava tanto. Além disso, há duas décadas que não nevava por três dias consecutivos em SC. O inverno está surpreendendo. Além de neve, nesta semana teve registro de sincelo, que é o congelamento do nevoeiro ao tocar a superfície. A coluna chegou a mostrar a paisagem congelante do Morro das Torres.
Ambos são fenômenos raros e que aconteceram na região nesta semana de frio intenso.
— Viemos fazer uma aventura em um carro, de motorhome, de Fortaleza. Fomos para Curitiba, depois [Balneário] Camboriú e aí nós soubemos que ia ter essa mudança no tempo. Então decidimos viver essa aventura. Está valendo muito a pena — comemora o turista Elton Solto Laranjeira.
A região ainda está movimentada. O turismo de inverno deste ano deve ajudar a superar os prejuízos do ano passado, quando o setor teve uma queda de 70% no movimento. As restrições e o agravamento da pandemia contribuíram para isso. Neste ano apesar das liberações é preciso cumprir todas as medidas de segurança, usar máscara e evitar aglomerações são algumas delas. Afinal, a pandemia continua.

Leia também
> Bonecos de neve de SC viram piada na internet
Continua depois da publicidade
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram