Depois de São José do Cerrito, que decretou o fechamento dos serviços não essenciais nesta semana, outras duas cidades da Serra Catarinense decretaram lockdown nos próximos sete dias. Urubici e Bom Jardim da Serra estão fechadas inclusive para o turismo. Pontos Turísticos foram fechados e hotéis e pousadas, também. Os decretos nº 111/2020 e nº 2582/2020 foram assinados pelos prefeitos no fim de semana. 

Continua depois da publicidade

>> PM registra quase 7 mil ocorrências de desrespeito a restrições em SC no fim de semana

Quem está hospedado pode terminar a hospedagem, mas novas reservas não podem ser feitas, isso vale até o dia 27 de julho. Nos dois municípios só vão funcionar os serviços essenciais e com restrições. Nas farmácias, por exemplo, em Urubici o atendimento terá que ser na porta do estabelecimento e em Bom Jardim da Serra, três pessoas o atendimento é de, no máximo, três pessoas por vez. Supermercados em Urubici só tele entrega e em Bom Jardim permitida a entrada de uma pessoa da família. Restaurantes só delivery e postos de combustíveis abertos sem o funcionamento das lojas de conveniência.

Essas medidas mais rigorosas tiveram que ser tomadas, porque muitas pessoas, principalmente visitantes, não estavam respeitando regras básicas. Em Urubici teve aglomeração nos pontos turísticos. Na Serra do Corvo Branco, a maioria das pessoas não estava usando máscara e teve aglomeração. Movimento foi intenso na região, foram mais de 3 mil carros circulando, segundo a Polícia Militar e flagrantes assim foram feitos em outros pontos turísticos. Em Bom Jardim da Serra, no Mirante da Serra do Rio do Rastro, nem o distanciamento e nem o uso de máscara foi respeitado pela maioria de quem esteve no local.

Segundo a polícia militar, a fiscalização tem sido feita através da “Operação Inverno”, mas diante de tantas ocorrências está difícil fiscalizar todos. Neste fim de semana foram 109 notificações por descumprimento dos decretos municipais. Em Lages, 16 ocorrências com aglomeração foram registradas .

Continua depois da publicidade

Festa clandestina é flagrada pela PM no interior de Lages
Festa clandestina é flagrada pela PM no interior de Lages (Foto: Arquivo Pessoal)

“Dois eventos com maior número de participantes chamaram a atenção, o primeiro uma festa de São Joao em um apartamento no centro da cidade e o segundo uma festa “Rave” na localidade de Pinheiros Ralos, nos dois locais foram constatadas diversas irregularidades e os organizadores e participantes responderão criminalmente”, explica nota da PM.

>> Casamento e festa em cobertura são interrompidos em SC durante a pandemia

Novos Leitos de UTI em funcionamento nesta semana

Em entrevista ao Bom Dia SC, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, falou sobre a alta taxa de ocupação nos leitos de UTI dos dois hospitais da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos, que são os únicos que recebem pacientes com Covid-19, nos 18 munícipios da Serra. Os leitos de UTI Covid estão com 95% de ocupação e não tem vagas nos leitos de UTI geral. A previsão é que, ainda, nesta semana 20 novos leitos sejam implantados nas duas unidades hospitalares.

“Até a quarta-feira (22), desta semana a expetativa é de nós termos mais de 20 leitos de UTI, dez no Nossa Senhora dos Prazeres, e dez no Tereza Ramos. Os monitores e os respiradores já estão em Lages, agora com a contratação de pessoal isso vai nos dar uma tranquilidade para poder atender a população de Lages e região, explicou o prefeito em entrevista ao Bom Dia SC.

Leia também:

Bailarina do Faustão é detida pela Guarda Municipal em festa clandestina em SC

Desembargador flagrado sem máscara humilha guarda e rasga multa: “analfabeto”; veja vídeo