O transporte público continua suspenso em todo o estado, mas em Lages os trabalhadores do comércio já estão utilizando ônibus coletivo para o deslocamento ao trabalho. Para isso a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fretou os ônibus da Transul, única empresa de transporte público da cidade, para o deslocamento dos funcionários das empresas associadas. Desde terça-feira (12), o serviço está disponível para os bairros mais distantes, caso do Bela Vista, Cidade Alta, Guarujá, Penha, Popular/Habitação, Santa Catarina, Santa Helena e Conte. Para ter acesso é preciso que os passageiros preencham um formulário, pois só irá utilizar o transporte quem estiver cadastrado. O motorista vai ter em mãos o formulário para fazer esse controle.
Continua depois da publicidade
Cabe ao motorista e ao cobrador fiscalizar se as medidas para prevenção do coronavírus estão sendo tomadas. Todos os passageiros precisam estar sentados, a limitação máxima é de 32 pessoas, higienização com álcool em gel e todos precisam usar máscara. Por enquanto, são cinco horários disponíveis: Bairro/Centro: 06h20; 07h20 e 08h00, já no sentido Centro/Bairro às 18h30 e 19h20. Além disso, os ônibus não estão saindo do terminal, e sim do terreno da empresa que fica atrás do terminal, no centro de Lages.
A medida deve beneficiar alguns trabalhadores da saúde do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e do Hospital Infantil Seara do Bem, já que ambos são associados da CDL. Até então, a maioria dos trabalhadores da saúde está utilizando veículo próprio ou carona, e em alguns casos, como do Hospital infantil Seara do Bem, eles estão pagando carros de aplicativos para fazer esse transporte.
Continua depois da publicidade