Um novo decreto foi assinado nesta sexta-feira (25) em Lages. A partir de agora, está liberado o acesso de pessoas com mais de 65 anos ao transporte público da cidade.
Continua depois da publicidade
O novo documento também traz mudanças em relação aos horários de funcionamento de supermercados, açougues, peixarias, mercados atacadistas, e congêneres que podem ficar abertos de segunda-feira a dominga, entre 8h e 22 horas.
> Cinemas e teatros são liberados em Santa Catarina; entenda as regras
Já os Postos de Combustíveis podem funcionar todos os dias, entre 5h e 24h. Os shoppings e lojas de departamentos situados às margens das rodovias federais: de segunda-feira a domingo das 10h às 22 horas.
Música ao vivo em bares e restaurantes também foi autorizado mediante o cumprimento de algumas medidas: as apresentações devem ocorrer em ambiente ventilado, sem aglomerações e respeitando a distância mínima entre o(s) artista(s) e o público; possuir barreira física entre o artista e o público, limitar a três artistas; as apresentações devem encerrar uma hora antes do fechamento do estabelecimento.
Continua depois da publicidade
As atividades acadêmicas e de cursos técnicos, como estágios obrigatórios e atividades práticas nos laboratórios também estão permitidas.
::Pacientes recuperados da Covid-19 em Lages podem fazer fisioterapia de graça
Critérios adotados pelo governo no Mapa de Risco devem ter mudanças na próxima semana
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da Serra Catarinense questionou o estado na manhã desta sexta-feira (25) sobre o motivo da região ainda estar em nível grave (Laranja) no mapa de risco do governo estadual. Segundo a coordenação do COES regional, o estado admitiu que o modelo da atual matriz de risco potencial não atende a realidade dos municípios catarinenses. Por isso um novo modelo das regiões deverá ser apresentado na próxima semana.
– A região considera que o mapa de avaliação de risco potencial dever ser reavaliado. A informação extraoficial que temos é que na próxima semana o Governo do Estado deverá mudar a matriz de cálculo e esperamos que aí a região migre para a fase Amarela – explico Claiton Camargo, coordenador do Coes Regional.
Continua depois da publicidade
> Números desmentem tese de que o coronavírus oculta mortes por outras doenças em SC
Desde a semana passada Lages questiona o estado sobre os critérios adotados. A região vem registrando uma queda nos casos de Covid-19. Faz uma semana que mortes pela Covid-19 não são registradas na Serra, os índices de pessoas contaminadas pelo vírus também está baixando. Além, da queda na taxa de internações nas enfermarias e UTIs nos dois hospitais de Lages, que baixou de 90% no mês de agosto, para uma média, de 30% neste mês de setembro.