Dados divergentes em 12 exames de testes rápidos, que estão sendo aplicados pela Secretaria da Saúde de Lages desde segunda-feira (01), fizeram o prefeito Antonio Ceron suspender os exames nesta sexta-feira (05). Cerca de 12 pessoas testaram positivo para a Covid-19, mas depois de repetirem o exame no laboratório particular o resultado deu negativo para o vírus. Na última atualização da Secretaria de Saúde do município, na quinta-feira (04), 79 pessoas tinham sido diagnosticadas com o vírus nos testes rápidos. Veja a nota da prefeitura de Lages na íntegra.
Continua depois da publicidade
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria da Saúde de Lages esclarece que os dois mil testes rápidos foram adquiridos como mais uma estratégia do Município para o combate à pandemia de Coronavírus. Os exames estão sendo aplicados em profissionais de diversas áreas e casos monitorados desde a última segunda, dia 1º. A empresa que forneceu os produtos é devidamente credenciada pelo Ministério da Saúde e os testes seguem todas as exigências técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), maior autoridade sanitária do Brasil.
O objetivo da testagem é isolar possíveis casos confirmados para evitar uma eventual proliferação do vírus. Na tarde desta sexta-feira, dia 5, tão logo tomou conhecimento da divergência de resultados em 12 cidadãos que fizeram o teste rápido no Centro de Triagem Tito Bianchini e, posteriormente, em laboratório particular, o prefeito Antonio Ceron determinou a suspensão imediata dos testes e intimou a empresa fornecedora a estar em Lages já no início da próxima semana para prestar os devidos esclarecimentos.
Continua depois da publicidade