No Meio-Oeste, cidades da região começam a próxima semana com restrições no transporte público, nos espaços públicos e nos bares e restaurantes. Preocupação também com os leitos de UTI que estão lotados. No mapa de risco do governo do estado, a região passou para o nível gravíssimo por causa da Covid-19, prefeitos das 20 cidades se reuniram de forma virtual para discutir o assunto. Na reunião que contou com a presença do Ministério Público ficou acordado que um Comitê de Emergência em Saúde Regional será criado, para que todas as decisões sejam feitas de forma regionalizada.
Continua depois da publicidade
> Sobe para nove o número de regiões em estado gravíssimo em SC; veja quais são
Algumas medidas começam a valer a partir de segunda-feira (27), entre elas, a suspensão do transporte coletivo, os bares e restaurantes vão poder funcionar até às 22h, depois disso só tele entrega. Também será proibida a permanecia de pessoas em espaços coletivos, como parques e praças. Essas medidas valem por 14 dias. Além disso, os municípios vão seguir na íntegra todas as restrições anunciadas pelo governo do estado na semana passada para as regiões que estão em nível gravíssimo por causa da Covid-19.
Outra situação no meio oeste é sobre os leitos de UTI. A região de Joaçaba só tem um hospital com leitos de UTI disponível para receber os pacientes com Covid-19, é o hospital Universitário Santa Terezinha, que fica em Joaçaba. São 11 leitos e todos estão ocupados. Por causa disso os pacientes que precisarem de UTI serão levados para outros hospitais da Macroregião, que segundo o boletim do governo estadual está com 71 leitos de UTI Covid disponíveis.
Munícipios que valem as medidas: Abdon Batista, Água Doce, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Celso Ramos, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Treze Tílias, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa
Continua depois da publicidade
> SC tem a pior taxa de ocupação em leitos de UTI da pandemia do coronavírus
30 leitos de UTI Covid estão funcionando em Lages
Na Serra Catarinense, a promessa era de abertura de 20 novos leitos de UTI Covid em Lages, até está sexta-feira (24), 11 foram estão abertos. Dez no hospital filantrópico Nossa Senhora dos Prazeres, que já contratou e treinou enfermeiros e técnicos para atuarem nessa nova ala. E no hospital estadual Tereza Ramos dos dez leitos previstos para estarem funcionando, só um foi aberto.
A direção da unidade disse que a dificuldade ainda está na contratação de profissionais capacitados para atuarem nessa nova ala. Nesta sexta-feira(24) uma reunião está prevista entre a direção do hospital Tereza Ramos e a Secretaria de Saúde de Lages para falar sobre a situação. A taxa de ocupação nos 30 leitos que estão operando em Lages é de 70%, segundo a prefeitura.
Leia também:
O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?