Um sino de 250 quilos, de bronze, foi furtado da paróquia Nossa Senhora da Saúde, que fica no bairro Guarujá, em Lages, neste fim de semana. A igreja está passando por reforma e segundo o responsável pelos trabalhos, Romulo Ribeiro da Silva, um padre sentiu a falta do objeto no alto da Igreja, quando viu uma foto da reforma.
Continua depois da publicidade
– Ele pediu pra eu vir aqui (na igreja). Em seguida constatei que o sino realmente não estava no local – afirma o trabalhador,.
Ainda não se sabe como o sino, que pesa 250 quilos, foi retirado do local, que fica pelo menos a cinco metros do chão. No bairro, os moradores dizem não ter ouvido nada. O furto, pelo que tudo indica, aconteceu na madrugada de domingo (14). Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso tá sendo investigado.
A polícia diz já ter suspeitos. O detalhe é que esse crime aconteceu horas depois da comunidade ter feito um protesto no bairro pedindo mais segurança. O Bairro Guarujá, é um dos mais populosos de Lages, tem em média 15 mil moradores.
Segundo dados da PM, no ano passado, foram registrados 104 furtos e 15 assaltos nessa região da cidade. O presidente da Associação de Moradores, Luis Borges, diz que a falta de uma base da PM e policiamento ostensivo tem contribuído para o aumento no número de furtos.
Continua depois da publicidade
– Nós tínhamos há dois anos uma base da Polícia Militar aqui no nosso bairro e agora a gente tá reivindicando que o poder público retorne com essa base da policia militar – comenta Borges.
A PM diz que não vê a necessidade de uma base fixa no bairro, porque as ações preventivas tem dado resposta. De julho a dezembro houve uma queda nos crimes, segundo o órgão.
– A gente fez varreduras, a gente fez barreiras, e isso no período do dia e da madrugada. E isso culminou em uma queda de pelo menos 40% no número de furtos e roubos no bairro Guarujá – comentou o 2º tenente da Policia Militar de Lages, Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior.