Durante esta semana, 25 mulheres de Lages recebem instruções para cuidar de idosos no Programa Qualifica Mais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. É a primeira vez que o município tem este tipo de oportunidade. A intenção é oferecer orientações sobre saúde, higiene, alimentação, lazer e cultura, qualificando os profissionais que desejam entrar neste ramo do mercado de trabalho. O curso é ministrado pela professora Wanderléia Gonçalves, técnica de enfermagem. 

Continua depois da publicidade

– A maioria das alunas é senhoras, casadas, mães, que procuram uma ocupação e, ao mesmo tempo,  qualificação e maior renda em casa – comenta Wanderléia. 

As profissionais receberão certificado do curso e poderão atuar em casas, asilos ou hospitais. Por intermédio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a função de cuidador de idoso foi reconhecida como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2003.

As aulas são de graça e tem duração de três dias. Está prevista a abertura da segunda turma de cuidadores de idosos em setembro. 

 

Continua depois da publicidade

Leia outras publicações de Eduarda Demeneck