A rede hoteleira da Serra já tem o que comemorar. Com a promessa de neve para os próximos dias e a Festa do Pinhão, a maioria das pousadas e hotéis está com com as reservas preenchidas.
Continua depois da publicidade
— Os próximos dois fins de semana estão praticamente lotados. A região de Urubici e de Bom Jardim está com vagas esgotadas. Depois, temos o feriadão da Festa do Pinhão, o que também garante movimento intenso na região serrana — afirma Ana Vieira, assessora de turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
Veja a previsão do tempo na coluna do Puchalski
Continua depois da publicidade
A Festa do Pinhão começa 25 de maio. Neste ano, serão mais de 40 shows nacionais em dez dias. Mas, antes disso, tem a abertura do Recanto do Pinhão, uma espécie de esquenta para o evento que começa neste sábado, no calçadão da Praça João Costa, a partir das 10h. Em 16 dias, serão mais de 100 atrações de graça para a população. Além disso, quem passar pelo local, bem no centro de Lages, poderá provar a gastronomia típica da Serra — paçoca de pinhão, entrevero, ponche, quentão. Todo o dinheiro arrecado com a venda destes alimentos vai para oito entidades beneficentes da cidade, que são as responsáveis por produzir as comidas e bebidas do Recanto do Pinhão.
Policiamento reforçado
Uma das mais complexas operações de segurança do Estado se inicia hoje na Serra Catarinense. A Inverno da Policia Militar, que acontece em seis municípios _ Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro. Durante o período de frio, Recanto e Festa do Pinhão, o patrulhamento será reforçado com o apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático, Ronda Ostensiva, Motocicletas (Rocam), policiamento com cães, cavalaria e o helicóptero Águia 4. As guarnições atuarão também na orientação aos turistas e empreendimentos, ações de segurança preventivas de patrulhamento e barreiras policiais.
O Recanto do Pinhão terá reforço com mais 10 policiais. Já na Festa do Pinhão, mais de 100 policiais serão deslocados de outros municípios.
Veja imagens da neve que ocorreu no ano passado na Serra Catarinense
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck