Famosa pelo frio e pelas belas paisagens naturais, a Serra Catarinense ainda encontra desafios para fortalecer e desenvolver o turismo na região. Ciente desse potencial, o Serviço de Apoio de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) firmaram uma parceria para executar o Plano Estratégico de Turismo para a Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
A intenção é criar uma orientação estratégica do que cada município deve fazer para desenvolver as potencialidades turísticas. O plano será executado por meio de uma emenda legislativa no valor de R$ 300 mil, viabilizada pela deputada federal Carmen Zanotto.
O plano começa a ser desenvolvido neste ano, entre abril e julho, meses destinados para elaboração do diagnóstico nos 18 municípios serranos. Todas as ações serão pensadas e desenvolvidas com a participação dos empresários, poder público e sociedade para definir em conjunto as melhores estratégias e atuações nos próximos anos.
— O plano vem justamente identificar essa potencialidade. A ideia é ampliar a permanência, número de turistas e o gasto médio de quem vêm visitar a Serra Catarinense — explica o consultor da área de turismo credenciado pelo Sebrae, Carlos Cappelini.
Os planos municipal e o regional devem ser entregues até 2020, já com as orientações de trabalhos a serem implementados. Segundo a assessora de turismo da Amures, Ana Lúcia Vieira Machado, essa ação agrega o trabalho já excetuado pela associação desde 2018, na busca pelo desenvolvimento do turismo com qualidade.
Continua depois da publicidade
— Com as informações em mãos, a região bem articulada e o plano consolidado, será possível mostrar que o turismo é um vetor essencial de desenvolvimento para a Serra e aumentar o fluxo de negócios dos municípios da Amures — frisa.