O número elevado de atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19, em Lages, no último mês levou o Centro de Operações de Emergência em Saúde da Serra Catarinense (Coes) emitir um alerta para a urgente necessidade de intensificação das ações de prevenção e controle do vírus nos 18 municípios da região (Amures).

Continua depois da publicidade

> Delegado encerra festa em Fraiburgo com mais de 300 pessoas; veja vídeo

> Aulas presenciais na UFSC são suspensas até maio de 2021

Em um mês os atendimentos na Central de Triagem aumentaram mais de 68%, passando de 2.204 em setembro para 3.233 em outubro. Só nas primeiras semanas de novembro o número de atendimentos já passa de 1.740 e 370 pessoas foram positivadas para a Covid-19. 

Em uma semana os casos ativos tiveram um aumento de 30%. Segundo o Secretário de Saúde do município, Claiton Camargo, esse cenário é reflexo dos últimos dias, principalmente do descumprimento das medidas sanitárias, como o não uso de máscara e as aglomerações.

Continua depois da publicidade

“O regramento ele tem que ser seguido, assim nós vamos conseguir conter. Se não for nós vamos ter que tomar medidas mais drásticas, dado os números que estão se apresentando,” disse o secretário durante a divulgação do Boletim Semanal.

Região está em nível grave para a transmissão do vírus
Região está em nível grave para a transmissão do vírus (Foto: Reprodução Amures)

O alerta do Coes Regional foi emitido para que os prefeitos adotem medidas mais rigorosas para contenção do avanço da doença. Com ações conjuntas de distanciamento social, medidas sanitárias, e estratégias para conter o avanço do vírus na região. A Serra Catarinense está hoje em nível grave para a transmissão da Covid-19.

Leia mais

Concursos públicos em SC: confira as vagas em novembro, salários e como se inscrever