Com apoio para queijarias serranas em processo de regularização, conforme determina a Lei Estadual Nº 17.003, um seminário sobre qualificação da cadeia produtiva do Queijo Artesanal Serrano (QAS) será realizado em 10 de abril em Lages. O evento marca o início das capacitações de técnicos e produtores em boas práticas agropecuárias e boas de fabricação, que ocorrerão durante este ano na Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
Com a produção regularizada desde agosto de 2016, o queijo serrano é fonte de renda para cerca de 1,5 mil produtores catarinenses. Atualmente, 35 queijarias estão em processo de regularização na região serrana. Entre os temas trabalhados estão a importância do processo de qualificação para fortalecimento da cadeia produtiva do queijo, o modo de fazer e as tendências para esse mercado produtivo. Os interessados em participar podem se inscrever direto nos escritórios municipais da Epagri, sem custo algum.
Tradição
Uma tradição, há mais de 200 anos o queijo artesanal serrano, feito com leite cru, é fabricado por agricultores na Serra catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. A região geográfica delimitada como produtora do QAS, denominada Campos de Cima da Serra, integra 18 municípios da Serra catarinense e 16 da região nordeste de altitude do Rio Grande do Sul.
São aproximadamente 3,5 mil pecuaristas familiares que produzem o queijo, utilizando somente leite da propriedade.
Continua depois da publicidade