Na visita a Lages, nesta sexta-feira (12), o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro afirmou que 19 leitos de UTI Covid serão abertos até abril. Nove já devem ser ativados na próxima semana, no prédio antigo do Hospital Tereza Ramos, e outros 10 leitos no Hospital Seara do Bem, que é infantil, mas irá disponibilizar a estrutura para receber adultos graves com a doença.

Continua depois da publicidade

>>Falta de remédios para intubação coloca hospitais de SC em “alerta máximo”

Além disso, no novo prédio do Tereza Ramos, que está praticamente pronto, mas só um dos seis andares funciona com 26 leitos de UTI, ficou acertado que serão disponibilizados mais 19 leitos de UTI. Outro andar com até 40 leitos clínicos também será ativado. A estrutura irá receber somente pacientes com Covid. A emergência do local será transformada em um centro de triagem para pacientes com a doença. Para que isso se torne realidade é preciso terminar as obras no local. A estrutura está 95% concluída e as obras devem ser retomadas nos próximos dias.

>>Leitos de UTI Covid serão abertos na Serra; Secretário André Motta está em Lages

– Vivenciamos uma crise de logística, de estoque de insumos e dificuldades na contratação de profissionais capacitados, realidade sentida não somente em Santa Catarina, mas em todo país. Temos o compromisso de solucionar os problemas e encontrar alternativas. Dos 380 pacientes que aguardam leito de UTI em Santa Catarina, 240 estão sendo atendidos em hospitais de alta complexidade – comenta o secretário de Estado da Saúde, André Motta.

Continua depois da publicidade

>>Ministério da Saúde anuncia compra de 10 milhões da vacina Sputnik V

A visita do secretário acontece no momento mais crítico da pandemia, em Lages. Atualmente a Serra Catarinense tem 56 leitos de UTI Covid, nos hospitais Tereza Ramos e Nossa Senhora dos Prazeres. Faz mais de dez dias que ocupação não baixa de 100%. Durante a permanência na cidade, André Motta visitou o Hospital Tereza Ramos e em seguida se reuniu com o prefeito Antonio Ceron, em seu gabinete, juntamente do secretário municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza e os diretores dos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres, Seara do Bem e o Tereza Ramos. Também participaram do encontro a deputada federal, Carmen Zanotto e o deputado estadual, Marcius Machado.