O alto consumo de água em Lages nas últimas semanas, por conta do calor intenso, tem preocupado a Secretaria de Águas e Saneamento (SEMASA) da cidade. A Secretaria está trabalhando no limite do abastecimento e fornecimento de água.  Cerca de 630 litros por segundo estão sendo tratados.

Continua depois da publicidade

A cada dia que passa o sistema amanhece com índices mais baixos nos reservatórios, tudo isso pelo alto consumo. Nesta quinta-feira (31) a maioria dos bairros mais altos ficou sem o abastecimento de água, já que o sistema está operando além da capacidade.

– Isto está gerando um aumento significativo de suspensão na estação, demandando mais produtos químicos, sobrecarregando os filtros, reduzindo o volume de água disponível no reservatório e consequentemente impactando nos níveis dos reservatórios de distribuição – explica o diretor de operações da Semasa, Ademir Frabício.

O alerta para a população é economia. Em um comunicado a Semasa pediu para evitar desperdícios. Não lavar carros, calçadas. não molhar a rua e principalmente controlar o enchimento de piscinas. São medidas que podem aliviar o sistema e evitar a falta de água nos dias mais quentes.

Continua depois da publicidade