A situação na saúde está tão crítica na Serra Catarinense, que nesta quinta-feira (04), o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres chegou a entrar em colapso. A unidade ficou sem vagas para qualquer atendimento, Covid ou outras doenças. Foi preciso abrir em caráter de emergência oito leitos de enfermaria Covid. O hospital chegou a publicar nas redes sociais um comunicado dizendo que a Saúde de Lages está em colapso.  

Continua depois da publicidade

“Só se colocarmos o Exército na rua”, diz secretário de Saúde de SC sobre restrições

“O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres comunica que está com todos os leitos de UTI e enfermaria lotados (tanto para pacientes covid ou geral), centro cirúrgico e enfermaria de clínicas, tudo, absolutamente tudo lotado. Pacientes graves aguardam leito em nosso hospital. Não temos mais condições de receber um paciente sequer. Infelizmente, a conta chegou. Atos irresponsáveis como negar a gravidade do vírus, festas, aglomerações, falta de cuidados com higiene e o não uso de máscara resultaram no avanço da doença”, diz um dos trechos do comunicado. 

No post, o hospital ainda pede para que as pessoas se cuidem, evitem aglomerações usem álcool em gel, e máscara.  

Quer receber notícias por WhatsApp? Cadastre-se

Continua depois da publicidade

“Por isso, mesmo cansados e desgastados, pedimos encarecidamente: Proteja-se, use máscara, use álcool em gel e não faça aglomerações. Ninguém está livre de contrair o vírus ou ter uma pessoa próxima contaminada. E a probabilidade de não conseguir um tratamento adequado e o risco de morte nunca foram tão altos. Por isso, mais uma vez frisamos: é hora de triplicar os cuidados”, informa.  

https://www.facebook.com/hospital.nsp/posts/1142249112877850

Nesta sexta-feira (05) pela manhã, aguardavam por vagas de UTI na unidade três pacientes graves, dois para UTI geral e um para UTI Covid. Há mais de uma semana que os hospitais da Serra estão com 100% de lotação nas UTIs Covid. A demanda está tão grande, que abre-se uma vaga e ela já é preenchida.  

O Hospital Tereza Ramos deve abrir nos próximos dias entre oito e nove leitos de UTI Covid. Para isso, tem um edital aberto pra contratação dos profissionais. Segundo a direção da unidade, hoje a maior dificuldade é encontrar pessoas capacitadas e QUE queiram trabalhar na linha de frente, no combate à pandemia.  

Acesse também:

Ministro da Saúde visita Chapecó em meio a colapso causado pela Covid-19

Painel do coronavírus: acompanhe o avanço da doença em SC

“Fui um idiota”, desabafa ex-candidato em SC internado com Covid