São Joaquim recebe desta terça-feira (12) até quinta o Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut). O evento, que está na 13ª edição, é considerado um dos maiores eventos técnicos na área da Fruticultura Brasileira. Serão mais de 20 palestras, com participantes brasileiros e internacionais para os cerca de mil participantes por dia esperados. Entre os temas abordados estão a comercialização e o mercado de frutas no Brasil, melhorias de qualidade da produção e na colheita e pós-colheita, fitossanidade, tecnologia e manejo de plantas. O seminário irá abordar, também, a vitivinicultura e a goiaba serrana. Estandes foram montados, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, onde ocorre o seminário. Mais de 50 empresas participam da exposição de produtos, serviços, máquinas e implementos. Serão expostos também resultados de mais de 220 trabalhos científicos inscritos no Senafrut. A intenção é trazer aos produtores e cooperativas experiências que ajudem no desenvolvimento da fruticultura. Atualmente, a região de São Joaquim é a maior produtora de maçã do Brasil, são colhidas em média por ano 400 mil toneladas da fruta.
Continua depois da publicidade
– Por meio do Senafrut é possível conhecer maior mecanização das práticas culturais, uso de técnicas e produtos mais modernos e eficientes nos pomares, diminuição dos custos de produção que proporcionem maior qualidade dos frutos e produtividade dos pomares e uma fruticultura mais eficiente e profissional – destaca o presidente da Comissão Organizadora, o gerente da Estação Experimental de São Joaquim, Marcelo Cruz de Liz.
Para participar, os interessados tiveram que realizar uma inscrição. A partir desta terça, quem quiser ter acesso ao Senafrut pode realizar a inscrição direto no evento, no valor de R$ 100.
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck
Continua depois da publicidade