Com a certificação do selo arte, concedido pela Cidasc mais um queijo produzido na Serra de Santa Catarina poderá ser comercializado no país. A medida beneficia produtores que vão poder ampliar o seu negócio. Nesta terça-feira (27), o queijo artesanal produzido pela Queijaria Tio Tácio, de São Joaquim foi certificada com o selo.
Continua depois da publicidade
>>Queijo Serrano pode ser comercializado em todo o país
O reconhecimento levou em conta as boas práticas aplicadas no local para fazer o queijo artesanal. Em dezembro de 2020 o empreendimento já tinha recebido o certificado de Inspeção Municipal (SIM).
-Estamos realizando o nosso sonho que é fazer com que nosso queijo seja também conhecido em outros mercados, juntamente com nossa tradição e cultura, afirma o produtor, André Rissi.
Na propriedade dele o queijo artesanal passou de geração para geração. Começou com a mãe, dona Neiva Rissi e depois passou para ele e a esposa, Tuiza Rissi que ajuda na produção. O produto é feito 100% artesanal e leva leite cru produzido por vacas criadas em pasto nativo.
Continua depois da publicidade
O Selo Arte é uma antiga demanda dos produtores, foi regulamentada em Santa Catarina em julho de 2020. Ele permite que os produtos artesanais sejam ser comercializados em todo o país, desde que submetidos ao serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) e identificados por um selo único com a indicação Arte. Para ser considerado artesanal, o produto deve ser individualizado, genuíno e manter as características tradicionais, culturais ou regionais. É preciso também estar regulamentado e reconhecido como artesanal pelo estado.