A Granja São Francisco, na localidade de Manfroi, em Lages, foi a primeira localidade a receber a certificação da Rede Rural de Segurança, da Polícia Militar de Santa Catarina. A entrega e colocação da placa se deram em reconhecimento ao desenvolvimento da autoproteção. Para conseguir o feito, a Patrulha Rural da Policia Militar faz uma inspeção da propriedade e verifica se a mesma possui alguns requisitos de segurança. Caso isso não aconteça, o proprietário é orientado em como proteger seus bens da melhor forma possível.
Continua depois da publicidade
A Rede Rural foi idealizada pela Polícia Militar como uma das formas de proteção das propriedades rurais na Serra Catarinense, para tentar inibir os furtos no interior da região. A ideia é que a polícia esteja cada vez mais próxima das comunidades rurais realizando ações de proteção e orientação. Atualmente, 190 locais estão cadastradas na PM.
A PM atende hoje 36 comunidades rurais na região. Alguns produtores afirmam que desde que os patrulhamentos começaram, há cerca de um ano, os furtos têm diminuído.
– Percebemos que a visita frequente da Patrulha Rural inibiu bastante a ação de bandidos. Esse é um movimento natural dos moradores do interior que estão preocupados em garantir a segurança da sua família e propriedade – afirma Arnaldo Moraes, produtor e diretor da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan).
Continua depois da publicidade