Rio Rufino, na Serra Catarinense está prestes a se tornar um dos poucos municípios do Brasil com nomenclatura em todas as estradas rurais. O municípios com pouco mais de 2,4 mil habitantes tem no total 154 estradas rurais. A ideia do projeto desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) juntamente com a prefeitura é que todas essas estradas tenham denominação RR (significado de Rio Rufino) e que cada uma venha precedida de numeração, de acordo com cada sentido. Um levantamento vem sendo feito desde o início do ano. Primeiro foi delimitado o perímetro urbano de Rio Rufino com base num memorial descritivo.

Continua depois da publicidade

– Identificamos neste mapa viário 34,15 quilômetros de rodovias estaduais, 4,57 quilômetros de estradas municipais urbanas e 147,24 quilômetros de estradas no meio rural – comenta o engenheiro florestal da Amures, André Buck. 

Esse plano municipal de viação pretende orientar com mais segurança quem utiliza as estradas rurais. A Amures também acredita que a nomenclatura facilitará aprovação de recursos para recuperação de estradas rurais, já que todas estarão nomeadas. Para valer é preciso agora passar pela aprovação dos vereadores de Rio Rufino. A intenção é aplicar o projeto em outros municípios.