Já é tradição na cidade Lages, todos os anos, na Sexta-feira Santa fiéis subirem os 500 degraus da escadaria do Morro da Cruz. Há 19 anos que esse evento tomou proporções maiores, atraindo cerca de 80 mil fiéis das 6h às 18h. Lá em cima, as celebrações acontecem de hora em hora.

Continua depois da publicidade

Além disso, um dos momentos mais esperados é o da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A história é contada e encenada no topo do morro com Lages de cenário ao fundo. São 80 atores, a maioria amadores, que se dedicam de forma voluntária para apresentar o espetáculo.

Nessa sexta (19), a previsão é que duas encenações aconteçam às 9h30 e as 16h30. A apresentação é gratuita. As comemorações da Semana Santa começam no domingo de Ramos e vão até o domingo de Páscoa. O movimento do Tabor, responsável pela programação, acredita que o evento movimenta aproximadamente 150 mil pessoas nos sete dias, estando na lista dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil.

A prefeitura da cidade ajuda com a estrutura e a manutenção do complexo religioso, no alto do Morro da Cruz. Nesta semana foram feitas pinturas e montagem de palco para as celebrações e encenações teatrais.

Continua depois da publicidade

Marcelo Pakinha / Prefeitura de Lages
(Foto: Marcelo Pakinha / Prefeitura de Lages)