Desde o dia 05 de outubro, quando a Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite começou, somente 27% das crianças e adolescentes foram vacinadas em Lages, na Serra Catarinense. A meta é que sejam vacinadas 8.745 crianças e adolescentes até o dia 30 de outubro. A única forma de prevenção contra a Poliomielite, que é uma doença infectocontagiosa grave e que pode levar a paralisia Infantil, é a vacinação. A procura é considerada baixa pela Secretaria de Saúde do munícipio.
Continua depois da publicidade
“Tivemos o dia “D” no último sábado, dia 17, onde tivemos uma maior procura mais ainda estamos longe de atingir a meta”, explica a gerente da Vigilância Epdemiológica, Sumaya Pucci.
::Seis regiões de SC registram melhora no nível de risco para Covid-19
O público-alvo são crianças maiores de um ano até menores de cinco anos para a vacinação da poliomielite. As crianças e adolescentes até menores de 15 anos que estão esquemas incompletos podem realizar a multivacinação. O atendimento foi ampliado na Central de Vacinas, para a campanha está aberta das 7h às 19h sem fechar ao meio dia. Já nos bairros a orientação é para que a comunidade ligue para a Unidade Básica de Saúde para saber o horário que a vacinação é realizada. Nos bairros da Penha, Santa Catarina, Várzea e Vila Mariza não tem vacinador, a orientação é procurar a unidade mais próxima. Senhas estão sendo entregues para evitar aglomeração.
Continua depois da publicidade