*Correção: anteriormente nesta coluna, a matéria afirmou que a faixa seria a primeira 3D de Santa Catarina, mas já existem outras em Salete e Rio do Oeste.
Continua depois da publicidade
A pequena cidade de Urupema, conhecida pelo frio agora tem mais um atrativo turístico: a faixa de pedestre em três dimensões. Ela foi feita com a intenção de trazer mais segurança no trânsito. A ideia partiu da prefeitura para economizar, já que fazer uma faixa elevada sairia mais caro. Para os motoristas a sensação é que faixa está alta, e muitos acabam parando.
– O que queremos é chamar atenção. Tanto do pedestre que usa a faixa, às vezes ele atravessa antes, então é um convite que se faz que ele atravesse em cima da faixa. E os carros também, para respeitar o pedestre – explica o Secretário de Turismo, Antenor Arruda.
Três faixas foram pintadas no centro de Urupema.
O artista plástico e grafiteiro Everton Figueiró é o responsável pela arte. Foi a primeira vez que pintou algo do tipo em 20 anos de profissão usando técnicas do grafite.
Continua depois da publicidade
– Eu utilizei a tinta asfáltica, própria para asfalto mesmo, tinta para faixa, e também algumas técnicas com spray para fazer sombreamento que a gente usa – conta o artista.