A previsão indica temperaturas negativas e neve para o fim de semana, segundo a Defesa Civil do estado. Em Lages a temperatura pode chegar a -3 graus. Todo esse frio intenso fez a Prefeitura, junto com a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do munícipio intensificaram serviços para atender as pessoas em vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
A antiga Mitra Diocesana, que fica na Avenida Papa João XXIII foi transformada em um abrigo temporário de inverno para receber as pessoas em situação de rua. Elas serão levadas para o espaço através da Abordagem Social, para amenizar os riscos de problemas de saúde respiratórios, hipotermia ou até óbitos. Ao todo são 18 quartos, seis banheiros, refeitório, sala de estar e lazer com lareira.
A prefeitura é responsável pelo custeio da alimentação junto à verba do Governo Federal, e pelas roupas de cama – colchões, travesseiros, lençóis, fronhas, cobertas e cobertores, entre compras e doações. A equipe de funcionários é formada por 15 trabalhadores: assistente social, cuidadores, cozinheira e segurança. No Abrigo Temporário os cidadãos podem jantar.
Durante o dia recebem apoio no Centro POP no bairro Copacabana, onde podem fazer as refeições anteriores – café da manhã, almoço e lanche da tarde. Lá também são recebidos imigrantes, incluindo atendimento psicossocial. Uma viatura da Defesa Civil já está circulando nas ruas da cidade, principalmente á noite, para Abordagem Social. O veículo com os assistentes sociais percorrerá a cidade todos os dias dessa semana à procura de necessitados. Os números para acionamento são 98406-2980 e 99921-1125.
Continua depois da publicidade