A justiça decidiu suspender o concurso público da prefeitura de Bom Jardim da Serra, que estava previsto pra acontecer domingo (13), com mais de 400 inscritos saiu nesta sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber as notícias sobre o coronavírus por e-mail
A Secretaria de Administração da cidade e a empresa responsável pela aplicação das provas disseram que não foram informadas da decisão, mas tiveram conhecimento e vão acatar pela suspensão, ou seja, o concurso público não vai acontecer como o previsto.
O Ministério Público de SC tinha entrado com uma ação pedindo essa suspensão depois de receber uma denuncia de um dos participantes que é do grupo de risco. Na decisão, o juiz Ronaldo Denardi, diz que mesmo com a portaria da Secretaria de Estado da Saúde, que autoriza a realização de concursos públicos no estado, desde setembro, a medida não deve ser aplicada isoladamente.
A Serra está em nível gravíssimo pelo elevado número de infectados, de mortes e de ocupação hospitalar. Na decisão o juiz cita a recomendação do Coes Regional (Comitê de Operações em Emergência e Saúde), para quando a região estiver nesse nível não se faça concursos, pelo alto risco de transmissão.
Continua depois da publicidade
> Veja o mapa de evolução do coronavírus em SC
Segundo o juiz, não sendo caso de necessidade de combate a Covid-19, as contratações devem ser feitas em outro momento. A decisão prevê multa de R$ 300 mil reais caso haja descumprimento.
O município pode recorrer, mas a administração de Bom Jardim da Serra decidiu suspender a realização das provas teóricas e práticas por tempo indeterminado. O concurso com mais de 400 inscritos era para 16 cargos da prefeitura de Bom Jardim da Serra.
Leia também
> Polícia Civil indicia seis pessoas pela morte de Beto Freitas no Carrefour em Porto Alegre
> Bolsonaro vem a Santa Catarina para pescar na semana que vem